CI

Mercado de alimentos dos EUA pode perder U$ 48 bi

"O importante nesse momento é definir cenários prováveis"



O estudo destaca que o aumento no uso de medicamentos GLP-1 representa uma oportunidade para as empresas O estudo destaca que o aumento no uso de medicamentos GLP-1 representa uma oportunidade para as empresas - Foto: Pixabay

O mercado de alimentos e bebidas dos EUA pode perder U$ 48 bilhões até 2034 devido ao aumento no uso de medicamentos GLP-1, que reduzem o apetite e promovem a perda de peso. Um estudo da KPMG aponta que o consumo global de GLP-1 crescerá 29,6% ao ano até 2030. Atualmente, 3,5% da população americana usa esses medicamentos, com 31% dos usuários gastando menos com mantimentos e 21% prevendo uma diminuição no consumo de calorias antes de iniciar o tratamento.

“A grande preocupação da indústria de alimentos e bebidas é tentar prever como esse mercado vai se comportar nos Estados Unidos quando milhões de americanos diminuírem o apetite. O importante nesse momento é definir cenários prováveis e tentar entender como o portfólio de cada empresa pode ser repensado em termos de categorias, uma vez que as pessoas não vão deixar de comer e beber, mas vão buscar categorias diferentes e porções menores em relação as que consomem atualmente”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

O estudo destaca que o aumento no uso de medicamentos GLP-1 representa uma oportunidade para as empresas que souberem aproveitar as mudanças de comportamento dos consumidores. A maioria dos usuários adota um estilo de vida mais saudável, com melhorias na alimentação e mais exercícios, o que pode influenciar seus hábitos de compra. Empresas que compreenderem essas mudanças têm potencial para expandir sua participação de mercado e gerar novas fontes de receita.

O estudo também identifica cinco padrões de consumo, como a compra reduzida sem alterar os produtos escolhidos, a busca por opções mais saudáveis e nutritivas, o foco na perda de peso com o uso do medicamento, o consumidor de maior renda que opta por produtos sofisticados, e o consumidor que reduz tanto o volume quanto os gastos com produtos básicos.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.