CI

Manta de nãotecido reduz em 10 dias o tempo de colheita de alface

Técnica poderá ser conhecida durante feira de nãotecidos e de tecidos técnicos



Técnica vale para outras hortaliças e poderá ser melhor conhecida durante feira de nãotecidos e de tecidos técnicos que acontece de 26 a 28 de outubro, em São Paulo

Os produtores de hortaliças e legumes contam com um novo e vantajoso método para proteção de suas plantações. Trata-se do nãotecido, uma manta leve, porosa, feita de polipropileno, que permite a passagem de água e também da luminosidade para o solo, favorecendo, e muito, a produtividade. Experimentos realizados por agrônomos e pela Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) constataram redução de 10 dias na colheita de alface. Houve redução no tempo de colheita também em outras hortaliças.

O agricultor pode colocar as mantas, que são vendidas em bobinas, diretamente sobre o solo semeado ou sobre as mudas plantadas. O melhor é que ela não necessita de nenhuma estrutura de sustentação, basta colocar sobre a manta algum peso (pedra ou um bloco) nas laterais dos canteiros. Essa manta de nãotecido, conhecida como agrotêxtil, impedirá a ação de insetos e pássaros ao mesmo tempo em que permitirá a passagem dos raios solares e da água, seja da chuva ou da irrigação. Isso, segundo os técnicos agrícolas, possibilita a criação de um microclima ideal para o bom desenvolvimento das plantas.

Outra vantagem associada do uso do agrotêxtil é que ele reduz em até 50% a necessidade de irrigação, uma vez que a cobertura mantém a umidade do solo e da planta por mais tempo. Experimentos feitos apontaram que em vez regar os canteiros duas vezes ao dia, o produtor precisa regar apenas uma vez ao dia, sem prejuízo da produção. A necessidade de agrotóxico também fica reduzida ao mínimo, uma vez que a plantação estará sempre protegida da ação de insetos e pragas. Em regiões de clima frio, o material ajuda também a proteger a planta de geadas.

O produtor só precisa ficar atento na hora de adquirir o nãotecido. Não pode ser aquele usado na confecção de decoração, embalagens e confecções de roupas e artigos descartáveis. Tem de ser o agrotêxtil que passou por um tratamento para reduzir sua degradação, uma vez que ele ficará exposto às intempéries, como sol intenso e chuva.

Toda essas vantagens e a tecnologia produtiva usada para a fabricação do agrotêxtil poderão ser conhecidas em detalhes durante a NT&TT (Feira Internacional de Nãotecidos e Tecidos Técnicos), que acontece de 26 a 28 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. Lá estarão 150 marcas ligadas ao setor e a expectativa da Reed Exhibitions Alcantara Machado e da ABINT, organizadores do evento, é de que cerca de 10 mil pessoas visitem a exposição.

O que é nãotecido?

Trata-se de uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras ou filamentos. Podem ser divididos em duráveis (como revestimento interno de automóveis, base de carpete, geotêxtil, coberturas agrícolas, entretelas para confecção, por exemplo), semiduráveis (panos de limpeza) e descartáveis (absorventes, fraldas, lenços umedecidos, roupas descartáveis para a área médico-hospitalar, como toucas, máscaras, aventais, jalecos, calças entre outros).

O que é tecido técnico?

Os tecidos técnicos são produtos com performance muito bem determinada, para fins técnicos específicos, visando praticidade, segurança, economia e durabilidade definida. Os tecidos técnicos têm como exemplos de aplicativos finais os big-bags, lonas arquitetônicas e de decoração, lonas de proteção para cargas, lonas para piscina infantil, aquicultura, cintos de segurança, filtros, compósitos para coletes e blindagem de veículos, barreiras infláveis e contentores de poluição marítima, air bags, roupas de segurança, esteiras e cintas de amarração e de elevação, e outros mais. Assim, os tecidos técnicos têm esta denominação porque, necessariamente, possuem uma performance técnica definida e bem diferente da dos tecidos utilizados nos seguintes quatro segmentos: cama, mesa, banho e vestuário.

Mais informações:

NT&TT SHOW - www.nt-ttshow.com.br
Data: 26 a 28 de outubro de 2011
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Branco – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme - São Paulo - SP
Horário: das 12h às 20h
Visitação: Exclusivamente para industriais, comerciantes, compradores e técnicos do setor e afins, sendo proibida a entrada para menores de 16 anos, mesmo que acompanhados. É obrigatória a apresentação de cartão comercial.

As informações são da Mecânica de Comunicação.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.