CI

Honduras declara prioridade nacional o apoio ao setor produtor de alimentos

A declaração, através de um decreto busca resguardar a segurança alimentar do país



Foto: Pixabay

O governo de Honduras, através de um decreto executivo firmado pelo Presidente Juan Orlando Hernández e pelo conselho de Ministros do país, declarou prioridade nacional o apoio ao setor produtor de alimentos e à agroindústria alimentar.

A medida, de caráter histórico, busca responder aos desafios que a crise da Covid-19 apresenta, pelo que dispõe através do decreto 030-2020, importantes medidas na proteção de da soberania e da segurança alimentar dos habitantes do país centro-americano.

O decreto do Poder Executivo dispõe sobre a orientação dos esforços do setor agroindustrial alimentar, do setor financeiro, do setor de transporte e dos demais setores relacionados, de modo a assegurar que Honduras conte com reservas suficientes de alimentos para fazer frente à emergência que afeta o país.

A medida prioriza também manter o funcionamento permanente das cadeias produtivas e de distribuição de alimentos, ações que devem ser sustentáveis no tempo para reduzir os efeitos posteriores à crise.

A declaração governamental outorga prioridade e fundos a mais 15 programas de alcance nacional que, liderados pela Secretaria de Agricultura e Pecuária, pretendem fortalecer a produção agrícola e o setor agroalimentar do país, na busca de dois objetivos: a segurança alimentar e a melhoria das condições de vida dos produtores agrícolas em todo o território nacional.

“Temos que nos assegurar que Honduras será autossuficiente na produção de alimentos, em por comida nos lares hondurenhos. É assim que já iniciamos um plano de segurança alimentar para que haja comida na mesa de todos os hondurenhos quando passar esta crise”, afirmou o Presidente Juan Orlando Hernández ao anunciar a iniciativa.

“Desde que chegamos a esta Secretaria, o propósito tem sido transformar e fortalecer o setor agrícola em todos os sentidos da palavra, desde o financiamento, as cadeias de valor, a comercialização e, em um país com recursos limitados como Honduras, isto tem sido sempre difícil. Esta crise da Covid-19 nos abriu uma luz que nunca tivemos antes e representa a oportunidade que durante tantos anos temos esperado para dignificar os produtores agrícolas e a indústria agroalimentar”, afirmou por sua parte o secretário de Agricultura e Pecuária hondurenho, Mauricio Guevara.

“Pela primeira vez, dispomos dos recursos para melhorar a produtividade da agricultura em todos os rincões de Honduras. Usaremos o melhor conhecimento, a melhor tecnologia e as melhores práticas disponíveis. Esta é a grande oportunidade dos heróis do campo, os que colocam os alimentos na mesa de cada família hondurenha”, acrescentou o Secretário.

O Representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em Honduras, Franklin Marín, manifestou o total apoio à iniciativa do governo do Presidente Hernández por parte do organismo hemisférico especializado em desenvolvimento agropecuário e rural.

“Trata-se de uma decisão oportuna, inovadora e original que apresenta um enorme desafio para Honduras e suas instituições, o qual o IICA apoiará todo este esforço e a liderança do país para reativar sua economia e assegurar a alimentação de seus habitantes”, afirmou Marín.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.