CI

São Paulo lança plataforma para impulsionar projetos de biometano e descarbonização

Nova ferramenta digital promove uso de energia limpa em São Paulo



Foto: Canva

O Governo de São Paulo lançou, no último dia 5, a plataforma digital Conecta Biometano SP, uma nova ferramenta para conectar representantes da cadeia de suprimentos de biometano com investidores e desenvolvedores de projetos de descarbonização. A iniciativa visa fomentar parcerias para promover o uso do biometano como alternativa limpa e renovável na transição energética do estado. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo (SAA).

A plataforma conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e é fruto de uma colaboração entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e a InvestSP, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). O projeto também recebe suporte da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás), do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e da União da Indústria de Cana-de-açúcar e Bioenergia (Unica).

O aplicativo Conecta Biometano SP tem como objetivo reunir produtores, comercializadores, prestadores de serviços, fornecedores de equipamentos, entidades de pesquisa e instituições financeiras que financiam projetos de biometano. A plataforma permitirá que empresas e gestores públicos encontrem possíveis fornecedores e parceiros para a viabilização de projetos voltados à transição energética e redução de emissões de gases do efeito estufa no estado.

O biometano é considerado uma das soluções mais promissoras para descarbonizar o setor de transportes pesados. Com o estado de São Paulo sendo o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, a produção de biometano a partir da vinhaça, um subproduto da cana, é vista como uma alternativa viável e sustentável para substituir combustíveis fósseis.

O lançamento da plataforma ocorreu durante o Workshop Biometano SP, organizado em parceria entre a Semil, SDE, SAA e InvestSP, e contou com a participação de diversas lideranças do setor público e privado. Entre os presentes estavam os secretários de Estado Natália Resende (Semil) e Jorge Lima (SDE), o presidente da InvestSP, Rui Gomes, a presidente da Abiogás, Renata Isfer, o presidente da Unica, Evandro Gussi, e o representante da Fiesp, Gustavo Bonini.

O evento, que teve a presença do secretário de Agricultura, Guilherme Piai, reforçou o compromisso de São Paulo com a transição energética e a promoção de fontes renováveis, como o biometano. A iniciativa visa fortalecer a infraestrutura e as parcerias necessárias para o crescimento sustentável da economia do estado, ao mesmo tempo em que contribui para a mitigação das mudanças climáticas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.