CI

Casca de tomate ajuda a extrair terras raras de resíduos

Um grupo de cientistas descobriram outra serventia para cascas, elas podem ser usadas para extrair terras raras de resíduos



Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira

O que você faz com a casca dos alimentos? Na sua casa, por exemplo, na maioria das vezes ela é descartada no lixo. Certo? Cascas, talos e sementes contêm vitaminas, minerais que podem ser aproveitados e prevenir doenças. Alguns alimentos têm até 40 vezes mais nutrientes nas cascas do que na polpa, sabia? Além de todos esses benefícios.  Um grupo de cientistas descobriram outra serventia para cascas, elas podem ser usadas para extrair terras raras de resíduos.

Os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, se surpreenderam ao extrair elementos de terras raras de lixos eletrônicos. Foram ligadas micropartículas de neodímio em soluções e micropartículas de espigas de milhos, processadas, resíduos de algodão e madeira e cascas de tomate. 

Por falar em tomate, o vegetal é nativo da América do Sul e uma das principais fontes de licopeno, substância que combate várias doenças. O objetivo dos cientistas era transformar resíduos em partículas de tamanho de micro ou nano. O experimento usou cascas de tomates esmagadas, espigas de milho, polpa de madeira e papel de algodão molhados em água. Todos esses materiais foram decompostos. O próximo passo dos estudiosos será testar a tecnologia em uma estação de tratamento de resíduos industriais. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.