CI

Calor e seca antecipam colheita de milho na Alemanha

Rendimentos de batata e beterraba sobem na Europa



Foto: Nadia Borges

De acordo com a edição de setembro do boletim JRC MARS Bulletin, publicado pelo Serviço de Publicações da União Europeia, o leste e o centro da Alemanha enfrentaram um agosto quente e seco, seguido por temperaturas recordes no início de setembro. Esses fatores causaram um ressecamento severo dos solos e anteciparam a colheita do milho em grão nas regiões mais afetadas. As safras de inverno, que já estão sendo semeadas, dependerão de chuvas adicionais durante o período de emergência para um desenvolvimento satisfatório.

Desde a segunda quinzena de agosto, as temperaturas subiram para máximas de até 35°C, enquanto a precipitação ficou dentro da média para grande parte do país. No entanto, no nordeste, leste e centro, as chuvas permaneceram significativamente abaixo da média até 7 de setembro, agravando o déficit hídrico. Somente a partir de 8 de setembro, a chegada de chuvas trouxe algum alívio para os solos ressecados, com Sachsen e Bayern registrando precipitações intensas desde o dia 12.

A colheita das safras de inverno foi concluída em meados de agosto, e a cevada de primavera foi colhida até o final do mês. As condições secas no período permitiram o avanço da campanha de semeadura, já concluída para a colza de inverno, enquanto outras safras ainda estão em processo de plantio. No geral, as safras de verão se beneficiaram do calor e das condições secas. O milho em grão, em especial, teve a colheita iniciada mais cedo no nordeste do país, onde o clima quente ameaçava a qualidade dos grãos.

Culturas como a batata e a beterraba sacarina também se beneficiaram das condições favoráveis de calor e radiação solar abundante. Entretanto, a umidade excessiva no início da temporada e a alta pressão de pragas limitaram os rendimentos da batata neste ano. As chuvas recentes no sul da Alemanha podem impactar tanto as safras de verão quanto as de inverno já semeadas, mas os efeitos ainda não podem ser mensurados de forma confiável.

As previsões de rendimento para o milho verde e o milho em grão permaneceram praticamente inalteradas, enquanto os girassóis tiveram suas projeções revisadas para cima, impulsionadas pelo aumento da radiação solar. Já para a beterraba sacarina e a batata, as expectativas foram elevadas levemente acima da média de cinco anos, refletindo as condições climáticas favoráveis. As estimativas de rendimento para as safras de inverno não sofreram alteração significativa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.