CI

Aumenta em 17,5% o número de cooperados em São Paulo

A Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) divulgou na semana passada um crescimento de 17,5% no número de cooperados no Estado. Os ramos que apresentaram maior crescimento no número de associados foram Trabalho e Consumo. Os dados da pesquisa revelam que em dezembro do ano passado eram 1,9 milhão de cooperados e, em seis meses, o número saltou para 2,3 milhões.

Apenas o ramo Consumo responde por 67% do total de cooperados do Estado, o equivalente a 1,5 milhão de associados. “É natural e necessário que as cooperativas de Consumo tenham mais associados, porque o ramo precisa ter escala para enfrentar as grandes redes de varejo e os supermercados”, explica o presidente da Ocesp, Evaristo Câmara Machado Netto.

O ramo Trabalho, segundo maior em crescimento, apresentou um aumento de 13% no total de cooperados, com cerca de 10 mil novas adesões. Segundo o presidente da Ocesp, o aumento de adesões no ramo não se deve apenas ao aumento do desemprego este ano, mas também aos novos modos de gestão implantados desde a década de 90, que abriram espaço para o Cooperativismo.

O levantamento apontou ainda a abertura de 50 novas cooperativas no primeiro semestre, dentre elas os ramos de maior expansão foram Crédito (1,45%) e Produção (6,6%). Os demais ramos apresentaram pequena retração, considerada normal pela movimentação do mercado e pelas fusões e incorporações de cooperativas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.