CI

Pressão de lagartas eleva uso de inseticidas

No Mapitobapa, os tratamentos com lagarticidas aumentaram em 150%



Segundo a Kynetec, os produtores estão realizando mais aplicações para conter as altas populações de lagartas Segundo a Kynetec, os produtores estão realizando mais aplicações para conter as altas populações de lagartas - Foto: Marina Torres/Embrapa

Uma pesquisa da consultoria Kynetec revelou que a pressão das lagartas no milho safrinha de 2024 resultou em um aumento de 38% na área tratada com Inseticidas, totalizando 22,5 milhões de hectares. Este dado, coletado pelo levantamento FarmTrak, indica que o uso de Inseticidas específicos, que não apresentava crescimento há pelo menos três safras, saltou de US$ 129 milhões em 2021 para US$ 198 milhões, uma alta de 54%. 

Segundo a Kynetec, os produtores estão realizando mais aplicações para conter as altas populações de lagartas e mitigar a resistência crescente dessas pragas a inseticidas químicos e biotecnologias. Especialistas ressaltam que as condições climáticas do Brasil, que permitem duas ou até três safras por ano, elevam os custos de manejo, refletindo no aumento das aplicações. Esse cenário também acelera a resistência das pragas, criando um ciclo vicioso.

No Mapitobapa, os tratamentos com lagarticidas aumentaram em 150%, passando de 2,1 milhões para 5,3 milhões de hectares. Para contornar essa situação, pesquisadores recomendam uma abordagem integrada, utilizando tanto inseticidas químicos quanto biológicos, como os bioinseticidas à base de baculovírus.

Pedro Marcellino, diretor de marketing da AgBiTech, destaca que a biotecnologia não tem conseguido controlar completamente as infestações. Com a falta de novas inovações e moléculas químicas no curto prazo, o foco deve ser no manejo eficiente das ferramentas já disponíveis. Apesar dos desafios, a adesão a produtos biológicos aumentou significativamente, com as vendas do bioinseticida Cartugen, voltado ao controle da lagarta-do-cartucho, crescendo 53% nas últimas safras, indicando um movimento positivo na busca por soluções sustentáveis.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.