Combate a pragas no algodão
“É uma tecnologia ‘premium’, que chega para fortalecer o portfólio"
A Sipcam Nichino lançou o inseticida-acaricida Ommi EC, que combate pragas no algodão, como ácaro-rajado, ácaro-branco e pulgão. O produto age rapidamente, interrompendo a alimentação das pragas e protegendo a cultura. Além disso, é eficaz contra adultos, ninfas e ovos, sendo seletivo para inimigos naturais.
“É uma tecnologia ‘premium’, que chega para fortalecer o portfólio para essa cultura estratégica ao nosso negócio”, ressalta Carulina Oliveira, gerente de marketing da Sipcam Nichino. Segundo ela, o comprometimento da companhia com a produção da pluma tem se intensificado por meio da oferta de outras soluções de ponta, entre estas mais dois lançamentos: o herbicida desfolhante ET-Part e o acaricida Fujimite 50 SC. “O portfólio abrange ainda as soluções inseticida Takumi e fungicida Fezan Gold, altamente relevantes na cultura.”
O engenheiro agrônomo Eric Ono, da Sipcam Nichino, recomenda aplicar o inseticida Ommi EC no início da infestação do ácaro-rajado, devido ao seu alto potencial de reprodução e danos ao algodão. Para o pulgão do algodoeiro, as aplicações devem seguir as variedades cultivadas, começando com infestações de 5% a 30%. Ono alerta que altas infestações podem causar "fumagina", manchando as plumas e depreciando a fibra. Ele ressalta a importância de monitorar as lavouras e aplicar o inseticida no momento certo para controlar múltiplas pragas.
Carulina Oliveira, gerente de marketing da Sipcam Nichino, afirma que o estágio atual do algodão brasileiro e suas perspectivas de mercado exigem novas estratégias da empresa. A safra 2023-24, que deve alcançar 3,67 milhões de toneladas, consolidou o Brasil como o maior exportador mundial de algodão. Projeções para 2024-25 indicam continuidade desse crescimento. Oliveira destaca as oportunidades de expansão e acesso a novos mercados e reforça a expectativa de introduzir soluções inovadoras nos próximos anos.