CI

Estresse térmico e proliferação de pragas afetam safras de verão na Itália

Ondas de calor e chuvas intensas reduzem rendimento das safras de verão



Foto: Canva

De acordo com o boletim de monitoramento de colheitas JRC MARS Bulletin, publicado pelo Serviço de Publicações da União Europeia, as safras de verão na Europa sofreram uma combinação de estresse térmico e proliferação de pragas e doenças, o que impactou negativamente o potencial de rendimento, especialmente no norte da Itália.

Durante agosto, três ondas de calor atingiram o norte da Europa, com temperaturas ultrapassando os 30°C, sendo que a primeira onda, em meados do mês, chegou a registrar máximas de 38°C no Vale do Pó, na Itália central. Esses eventos de calor intenso, embora concentrados, foram acompanhados de precipitação dentro da média, mas distribuída em eventos pontuais e intensos. Em setembro, o calor persistiu no início, mas as temperaturas se normalizaram na segunda semana, enquanto chuvas intensas continuaram, com registros locais de até 90 mm em regiões como a Lombardia.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

No norte da Itália, o calor no início de agosto acelerou o crescimento do milho, mas o estresse térmico por volta de 15 de agosto prejudicou a floração e o enchimento dos grãos. A soja, por ter florescido mais tarde, não foi tão afetada pelas altas temperaturas. No entanto, as condições quentes e úmidas favoreceram a disseminação de pragas e doenças, especialmente nas plantações de beterraba.

Enquanto a colheita das safras de verão, como o milho verde, começou no final de agosto e se estenderá até setembro, o atraso de 15 a 30 dias em relação ao habitual também afetou o rendimento. No centro da Itália, a colheita de girassol terminou por volta de 15 de agosto, com a fase de enchimento dos grãos comprometida pelas temperaturas elevadas.

As previsões de rendimento foram revisadas para baixo, abaixo da média, para beterraba, milho verde e girassol, enquanto permanecem estáveis para o milho em grão. Em contraste, as perspectivas para a soja foram revisadas para cima, com um rendimento previsto acima da média.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.