CI

Caruncho

(Araecerus fasciculatus) Culturas Afetadas: Café, Café - armazenado, Feijão

O inseto adulto apresenta o corpo robusto, grande capacidade de vôo e é muito ativo. Mede de 3 a 5 mm de comprimento e sua coloração é escura com manchas claras. Todo o corpo é recoberto de pêlos brilhantes. A fêmea deposita os ovos sobre os grãos de café. Passados cinco  a oito dias da postura, nascem as larvas, as quais penetram nos grãos, corroendo-os em diversas direções.  Em temperaturas de 28ºC  e 80% de umidade relativa o ciclo biológico é de 46 a 66 dias em grãos de café. Não desenvolvem em temperaturas baixas.

Em razão de sua grande capacidade de vôo, infestam os produtos no campo, continuando durante o armazenamento. É uma praga importante do café, embora seja capaz de se alimentar de grande variedade de produtos, tais como amêndoas-de-cacau, noz-moscada, feijão, amendoim, mandioca, milho, batata-doce, sementes de girassol, frutos secos etc.

Danos: Podem provocar grandes prejuízos ao café armazenado. Atacam tanto os grãos em como, como os despolpados e os beneficiados. O café envelhecido, com mais de 3 anos de armazenamento é mais infestado que o café novo. Distinguem-se os grãos danificados pelos orifícios de saída.

 

Fotos

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.