Os resultados do Ensaio de Cultivares em Rede do trigo na safra gaúcha de 2011 foram divulgados em fevereiro. Conduzidos pela Fundação Pró-Sementes, os experimentos avaliaram o desempenho de 30 cultivares destinados a Trigo Pão, de cinco diferentes obtentores. Os ensaios foram semeados em duas épocas nas regiões de Julho de Castilhos, São Gabriel, Passo Fundo, Cachoeira do Sul e Santo Augusto.
De todos esses cultivares, a Biotrigo Genética conseguiu os seis primeiros lugares em rendimento na média geral. TBIO Sinuelo foi o primeiro colocado com 5.822 quilos por hectare, sendo 23% acima da média. O segundo melhor colocado foi Mirante com 5.530 kg/ha. Em terceiro o Quartzo com 5.356 kg/ha. Já em quarto o TBIO Iguaçu com 5.237 kg/ha. Na quinta posição TBIO Itaipu com 5.235 kg/ha. Em sexto o TBIO Pioneiro 2010 com 5.175 kg/ha.
O objetivo da rede experimental é fornecer informações para nortear a tomada de decisão sobre a escolha de cultivares de trigo em diferentes regiões. Os ensaios são implantados e conduzidos de maneira uniforme em todos os locais selecionados, oferecendo ao produtor rural e à assistência técnica melhor visualização do conjunto de cultivares indicados para cada região.
Segundo o gerente comercial da Biotrigo Genética, Lorenzo Mattioni Viecili, já no ensaio de 2010 a empresa conquistou os quatro primeiros colocados nesta categoria de Trigo Pão. “Isso demonstra que o nosso programa de melhoramento está avançando para oferecer cultivares cada vez de maior rendimento. Ao mesmo tempo avançamos também para melhor qualidade industrial. Dessa forma, oportunizamos aos triticultores sementes com real capacidade para colheitas com produtividade e liquidez”, destaca Viecili. Os cultivares Mirante e Quartzo são do portfólio OR/Biotrigo.