CI

Técnico explica as influências da lua na agricultura

A lua governa todos os tipos de fertilidade e todos os ciclos de crescimento


A lua governa todos os tipos de fertilidade e todos os ciclos de crescimento. A atração magnética que exerce sobre a terra influencia o volume da seiva circulando no interior das plantas e vegetais. “Este conhecimento passa de geração para geração. Os produtores mais observadores também têm suas conclusões e suas verdades”, observa o técnico agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar. Rodrigo Antunes chama atenção que todo este conhecimento deve ser respeitado, embora muitas vezes seja difícil plantar na fase da lua mais adequada devido as variações do tempo que não permitem o preparo do solo ou mesmo uma semeadura.

Segundo Antunes, plantar de acordo com as fases da lua é bastante produtivo. O ciclo da lua crescente, da nova até a cheia que é a fase iluminada, Antunes orienta que é bom para fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais, estas que precisam ser replantada a cada ano. No ciclo após a lua cheia, vem a minguante que se caracteriza pela fase menos iluminada e é melhor podar plantas perenes. O último quarto minguante, ou seja, logo antes da lua nova é melhor para lavrar e cultivar o solo para eliminar ervas daninhas e pragas. “Uma regra simples, mas preciosa, é que o cultivo de plantas aéreas, como as folhosas, alface entre outras, que crescem sobre o solo é feito durante a fase da lua crescente e o cultivo das plantas subterrâneas como beterraba, nabo, rabanete, ou seja, que crescem sob o solo, deve ser feito durante a fase da lua minguante”, explica.

O técnico repassa dicas sobre o plantio de algumas culturas de acordo com as fases da lua. No primeiro quarto crescente, Antunes observa que se recomenda plantar culturas anuais e que tem muita folhagem. Estas são as mais favorecidas para o cultivo nesta fase, como por exemplo, aspargos, brócolis, couve-flor, alface, espinafre, repolho, couve, agrião, salsa, pepino, chicória entre outras. Já as flores nesta frase da lua, recomenda-se plantar amor perfeito, begônia, beijo, boca-de-leão, cravina, crista-de-galo, girassol, gérbera, mosquitinho e petúnia.  Já no segundo quarto crescente, Antunes orienta que  bom para plantar culturas anuais que crescem acima do solo, mas que produzem suas sementes dentro dos frutos. ´São exemplos o tomate, feijão, fava, beringela, melão, abóbora, pimenta, ervilha, entre outras. “Alho, cereais e grãos podem ser plantados tanto na primeira quanto na segunda fase do quarto crescente”, acrescenta. Outra fase da lua é o terceiro quarto minguante. Esta fase, observa o técnico, é a ideal para o cultivo de plantas bienais, perenes, bulbos e raízes. São exemplos a  cenoura, cebola, batata, morango, framboesa, uva, rabanete, beterraba, nabo, trigo. Já as flores nesta frase da lua, recomenda-se plantar amarillis, lírio, dália, narciso, gladíolo, entre outras. “Já a fase da lua do quarto quarto minguante, as recomendações são boas para corte de madeira”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.