CI

Tailândia vai abandonar subsídio a açúcar e controle de preços até fim do ano

A Tailândia vai parar de subsidiar a produção de açúcar e deixará também de controlar preços ao consumidor para o adoçante até o fim do ano


A Tailândia vai parar de subsidiar a produção de açúcar e deixará também de controlar preços ao consumidor para o adoçante até o fim do ano, disse o Ministério da Agricultura nesta terça-feira.O Brasil desafiou a Tailândia na Organização Mundial do Comércio em março passado argumentando que os subsídios da Tailândia aos produtores de açúcar derrubaram os preços globais.

"Nossa nova política vai ser deixar o preço do açúcar seguir os mercados globais, enquanto antes eles estavam sob o controle do Ministério da Agricultura", disse à Reuters o diretor administrativo do Conselho de Produção de Açúcar e Cana, Buntin Kotesiri.

"Nós esperamos que essas mudanças entrem em vigor ao final do ano, durante a época de colheita". Butin disse que o movimento é uma resposta ao desafio do Brasil.

A Tailândia é o segundo maior produtor global de açúcar, atrás do Brasil. O Brasil disse em novembro que viu as propostas de mudanças nas políticas tailandesas e que essas seriam uma solução aceitável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.