CI

Syngenta é destaque em cartilha sobre agricultura publicada pela Rede Brasil do Pacto Global (ONU)

Cartilha também pretende ajudar os participantes da Rede Brasil a criarem canais de colaboração


Além de explorar os compromissos do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta, a publicação referência a história da Syngenta Agrícola como exemplo de boas práticas aplicadas no setor
 
Produzida pelos integrantes do Grupo de Trabalho de Alimentos e Agricultura da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, da qual a Syngenta participa, uma importante cartilha sobre a sustentabilidade do setor foi lançada recentemente, em evento realizado na sede da BM&FBOVESPA, em São Paulo. A Syngenta, que já era signatária do Pacto Global e passou a integrar a Rede Brasil da iniciativa neste mês, teve os seis compromissos de seu Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan) mencionados na publicação, intitulada Os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura como Orientadores para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de um guia detalhado que tem o objetivo de impulsionar empresas e organizações a colocarem em prática os seis princípios propostos ao setor.

A publicação aponta todos os compromissos do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta como referências de boas práticas que de fato promovem a sustentabilidade na agricultura. Além disso, a história da Syngenta Agrícola é destacada como modelo de atendimento ao princípio de número 4: respeitar os direitos humanos, criar trabalho digno e ajudar as comunidades rurais a prosperarem. Criada há três anos, a Syngenta Agrícola quebrou paradigmas no que se refere à rotina de trabalho no campo e se tornou referência no mercado.

"Ter a nossa história identificada como boa prática e apresentada na cartilha é prova do reconhecimento da Organização das Nações Unidas com relação ao que temos feito para proporcionar condições dignas a quem trabalha no campo, o que nos enche de orgulho", afirma Márcio Pascholati, líder da Syngenta Agrícola.

Além de ser um guia aprofundado para que empresas e entidades do setor contribuam para que os países atinjam, até 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU nas questões que envolvem agricultura e alimentos, a cartilha também pretende ajudar os participantes da Rede Brasil a criarem canais de colaboração, tanto para fortalecer uma cultura de sustentabilidade no setor de alimentos e agrícola, quanto para disseminar os pilares e casos de sucesso para mais atores, como, por exemplo, os do Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.

"A proposta do nosso Plano não é de que a Syngenta busque, sozinha, cumprir com todos os compromissos, mas que todo o setor esteja engajado, incluindo ONGs, empresas e o poder público. Nossa participação na Rede Brasil do Pacto Global e a publicação da cartilha são importantes passos rumo a uma união de forças que é essencial à sustentabilidade do agronegócio", finaliza João Oliveira, coordenador de Produtividade Sustentável.

A Cartilha dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura pode ser acessada aqui.

Conheça os Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura (PEAA)...

1. Promover segurança alimentar, saúde e nutrição
2. Ser ambientalmente responsável
3. Garantir viabilidade econômica e compartilhar valores
4. Respeitar os direitos humanos, criar trabalho digno e ajudaras comunidades rurais a prosperarem
5. Incentivar a boa governança e a responsabilidade
6. Promover o acesso e a transferência de conhecimento, habilidade e tecnologia

...que estão especialmente alinhados a alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

2. Erradicação da fome
3. Vida saudável e bem-estar para todos
8. Trabalho decente e crescimento econômico
12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentável
13. Combate às mudanças climáticas 
15. Uso sustentável dos ecossistemas terrestres

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.