CI

Soja é tema de Dia de Campo realizado pela Emater/RS-Ascar em Muliterno

Dia de Campo sobre Soja, realizado pela Emater/RS-Ascar, contou com a participação de agricultores de dez municípios


A propriedade de Carlos e Rodrigo Toldo, em Muliterno, foi o local do Dia de Campo sobre Soja, realizado pela Emater/RS-Ascar, na terça-feira (21/02), que contou com a participação de agricultores de dez municípios. A cultura, que segue com um bom padrão e se aproxima da colheita, foi abordada em cinco estações técnicas. O evento, que teve a presença do prefeito Adriano Pelissaro, contou com o apoio da Prefeitura e da Massey Ferguson.

O presidente da Emater/RS, Clair Kuhn, que participou do evento, ressaltou a importância do Dia de Campo como metodologia da difusão de tecnologia, bem como a importância do tema, sendo a soja uma cultura de relevância econômica para o Estado. O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, avaliou o trabalho que vem sendo feito na região, de capacitações do quadro funcional. Ele destacou que o tema do Dia de Campo buscou resgatar o conhecimento em tecnologias que gerem renda ao agricultor.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Nova Alvorada, Rafael Goulart Machado, apresentou a tecnologia de inoculação e coinoculação de sementes de soja com bactérias fixadoras de nitrogênio. Foi mostrada a fixação biológica do nitrogênio por bactérias em associação com a soja, o aumento na produtividade e a economia em adubos minerais que este processo implica na cultura. ?Também mostramos os tipos de inoculantes, as técnicas de inoculação e os cuidados que o produtor precisa tomar para se obter um bom resultado da técnica na lavoura?, disse Machado. 

Na estação sobre programas de controle da ferrugem asiática da soja, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Gentil, Elder Dal Prá, falou sobre as climáticas favoráveis para disseminação e o manejo de doenças com posicionamento de fungicidas. Já na estação sobre o Programa Lavoura de Resultados ? Manejo Integrado de Pragas, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de David Canabarro, Rodrigo Batistella e o assistente técnico estadual em Culturas da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, falaram sobre o programa e seus resultados e, na prática, ensinaram a técnica do pano de batida, que permite o acompanhamento e controle preventivo de pragas.

A estação que mostrou os reflexos que a velocidade da semeadura da soja faz na produtividade da cultura, foi apresentada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Lagoa Vermelha, Vilson Nadin, e pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar de Ciríaco, Geverson Vancini. Já a estação que abordou tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, foi apresentada pelo engenheiro agrícola e coordenador de marketing da Massey Fergusson, Ronaldo Machado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.