CI

Secretaria da Agricultura do RS encaminha sugestões ao Mapa para prevenção à doença de citros

Uma das propostas é o estabelecimento das áreas no Brasil onde há ocorrência de Greening


O Greening, também conhecido por  huanglongbing (HBL), é uma doença de difícil controle que afeta os cítricos no Brasil, especificamente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Para ajudar a combatê-la, membros da Câmara Setorial de Citricultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul apresentaram propostas para a prevenção da disseminação da enfermidade no País durante reunião nesta quarta-feira (29). As sugestões, elaboradas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Citros do Rio Grande do Sul (Grupex), serão encaminhadas à Câmara Nacional de Citricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Uma das propostas é o estabelecimento das áreas no Brasil onde há ocorrência de Greening, segundo suas condições fitossanitárias, para que haja um tratamento diferenciado no trânsito de mudas e frutas in natura.

O encontro debateu ainda o andamento da implementação da Instrução Normativa 37 (IN 37) do Mapa, referente à nova regulamentação sobre cancro cítrico; e representantes da Prefeitura de Montenegro anunciaram que a cerimônia de abertura da safra de citros 2017 ocorrerá no município, dia 24 de maio, às 14h.

O pesquisador da Embrapa Clima Temperado, de Pelotas, Roberto Pedroso, apresentou a publicação “Normas Técnicas para Produção Integrada de Citros no Rio Grande do Sul”, lançada recentemente. A obra reúne informações sobre a produção integrada de citros no Estado e fala sobre conceitos, normas e documentos a serem seguidos pelos agricultores que desejam se enquadrar nesse sistema de produção.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.