CI

Sead reúne conselheiros do Condraf em Brasília

Na reunião, o secretário destacou a importância do espaço de diálogo que o Condraf proporciona


Fortalecendo o relacionamento com a sociedade civil, a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) retomou nesta terça-feira (21), as reuniões do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), em Brasília. O secretário especial, José Ricardo Roseno, e representantes das subsecretarias da Sead reuniram-se com os conselheiros para falar das prioridades da instituição, ouvir as demandas da sociedade e ajustar o funcionamento do conselho. 

Na reunião, o secretário destacou a importância do espaço de diálogo que o Condraf proporciona. “Nosso objetivo é realmente valorizar e reconhecer esses espaços de integração com a sociedade, até para nos orientar se o que estamos fazendo é o que a sociedade realmente quer. Vocês podem ter certeza de que a valorização desse espaço é efetiva nessa gestão”, ressaltou.

Roseno também apresentou e tirou dúvidas sobre as políticas de regularização fundiária, comercialização, políticas para as mulheres, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e as ações para o semiárido brasileiro – apresentadas como as cinco prioridades da Sead para 2017. O secretário ainda destacou que a secretaria vai dar continuidade às políticas públicas executadas pelo então Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Nosso objetivo é trabalhar para consolidar uma estrutura para executar e fortalecer as políticas. Esse é o compromisso da nossa equipe que agora compartilhamos com vocês”, enfatizou.

Na ocasião, os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com os representantes das subsecretarias da Sead, que executam políticas de extrema importância para o produtor do rural, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário, por exemplo. A reunião também abriu espaço para apresentação de representantes da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Sobre o Condraf

O Conselho é um espaço de concertação e articulação entre os diferentes níveis de governo e as organizações da sociedade civil para o desenvolvimento rural sustentável. Sendo assim, conta com a representação da diversidade de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, mulheres, jovens, índios, quilombolas, pescadores artesanais e extrativistas. Fazem parte, ainda, várias entidades e organizações, centros de educação por alternância, entidades agroecológicas, do cooperativismo e da economia solidária, entre outras que atuam em redes de organizações de representação e de apoio do Brasil Rural, além de ministérios e representantes dos municípios e estados. Saiba mais aqui

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.