CI

Sead participa de reunião da REAF em Buenos Aires

Evento marcou a retomada de conversações da REAF no âmbito da coordenação


A reunião de Coordenadores Nacionais da Reunião Especializada da Agricultura Familiar do Mercosul (REAF) aconteceu nesta semana, nos dias 14 e 15, em Buenos Aires, atendendo de convocatória da Argentina que está na Presidência Rotativa Pró-tempore do Mercosul (PPT) nesse primeiro semestre de 2017. O evento marcou a retomada de conversações da REAF no âmbito da coordenação, sendo o tema principal a consolidação do planejamento de atividades para esse ano, e contou com a participação das coordenações nacionais da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Os temas principais foram a I Conferência Internacional de Agricultura Familiar, que corresponde a XXVI REAF, que acontecerá em junho no Chile, a reunião preparatória de pontos focais dos GTs, que acontecerá nos dias 27 e 28 de abril, no Uruguai, e eventos temáticos correspondentes que acontecerão ao longo do ano.

O evento foi realizado no Ministério de Agroindústria da Argentina e oportunizou aos coordenadores conhecerem e trocarem ideias sobre o que está acontecendo em seus países. Cada um dos representantes apresentou as políticas que estão sendo desenvolvidas para a agricultura familiar. Para o coordenador Geral de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, o evento foi importante para que a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) reafirmasse seu compromisso com as políticas para a agricultura familiar e com a REAF, assim como conhecer o que os outros países do Mercosul estão fazendo nesse campo. 

Segundo o técnico descentralizado da REAF no Brasil, Tiago Rezende, desde julho de 2016, não tinha esse encontro, por conta da situação no Mercosul. “Estamos resgatando os temas e alinhando os passos para a próxima REAF”, explicou Tiago. O coordenador Hur Ben, considerou o encontro importante para o Brasil retomar sua participação na REAF, com suas políticas que são referência no campo das políticas públicas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.

No próximo semestre o Brasil assumirá a Presidência Pró-tempore da REAF, e o Secretário Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, presidirá os trabalhos até dezembro desse ano, inclusive a XXVII REAF em novembro de 2017.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.