CI

Sead e Raef planejam atividades para 2017

É fundamental esse contato no processo de mudanças e implementação de novas políticas, moldando a Reaf do futuro


Na última sexta-feira (24), o secretário técnico da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), Lautaro Viscay, esteve na Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) para tratar da participação do Brasil na agenda da Reaf em 2017. No segundo semestre, a Sead ocupará a Presidência Pró-tempore (PPT) da Reaf e a realização da reunião da Reaf será no Brasil. As atividades envolveram planejamento com a equipe da Coordenação de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional (AIPC) em conjunto com técnicos da Sead que participam dos Grupos de Trabalho da Reaf, com vistas a planejar as atividades para o ano. 

O secretário técnico da Reaf participou de reunião com representantes de todas subsecretarias da Sead oportunizando a todos uma visão geral da Reaf e sua relevância para a construção e fortalecimento das políticas da agricultura familiar no âmbito do Mercosul. Viscay destacou a importância da participação da Sead e explicou que o papel da Reaf é construir diálogo político para avançar com as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. “Para nós, é muito importante a participação do Brasil e nosso alinhamento com a Sead. É fundamental esse contato no processo de mudanças e implementação de novas políticas, moldando a Reaf do futuro”, disse.

Os membros da Reaf são os estados partes fundadores do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela; e os estados associados que participam da Reaf são Chile, Colômbia e Equador. Atualmente, a Argentina ocupa a Presidência Rotativa Pró-tempore do Mercosul neste primeiro semestre de 2017. O secretário especial da Sead, José Ricardo Roseno, presidirá a Reaf de julho a dezembro deste ano.

De acordo com o coordenador geral da AIPC, Hur Ben Corrêa da Silva, a Sead tem pontos focais nos Grupos de Trabalho da Reaf que articulam a participação das diversas áreas – políticas da Sead – para atuarem no âmbito do Mercosul. “O planejamento estratégico da Sead, com seus programas sobre crédito, Ater, gênero, juventude e regularização fundiária, entre outros, dialogam com a agenda de outros países. A Reaf cumpre um importante papel e se consolida como um espaço de diálogo político participativo, para articulação de políticas públicas da agricultura familiar do Mercosul”, destacou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.