CI

RS aumenta área de plantio da safra de verão

Intenção de plantio foi divulgado na Expointer 2013


por (direto de Esteio/RS)

Nesta quinta-feira, a Emater/RS-Ascar anunciou a intenção de plantio da safra de verão no Rio Grande do Sul. Segundo os levantamentos, a área das principais culturas (arroz, feijão 1ª safra, milho e soja) deve aumentar 1,67%, chegando a 7.013 milhões de hectares. 


No arroz, a recuperação dos preços e a capacidade hídrica estimularam o produtor a aumentar a área plantada em 1,49%. Com o feijão, a valorização de 40% nos preços freou a diminuição da área, invertendo o processo e aumentando em 3,56%.

O milho, um dos destaques da estimativa, deve diminuir 2,89% da área cultivada para uso do grão, perdendo espaço para a soja. Entretanto, devido à sua importância para a produção animal, o milho destinado à silagem começará a ser acompanhado pela Emater, o que representa 381 mil hectares no Estado.

A soja, cultura com maior produção no RS, aumentará em 2,69% sua área. Os preços em alta, a possível quebra americana devido ao clima e a demanda aquecida estimularam o produtor a optar pela oleaginosa. Dos 127,3 mil hectares a mais, 96,2 mil ha são em terras tradicionalmente ocupadas pela pecuária ou pelo arroz. O diretor técnico da Instituição, Gervásio Paulus, chamou atenção para o aumento da área de soja nos últimos anos em regiões não tradicionais. Em Bagé e Jaguarão, de 2005 a 2014, a variação da área será de 120% e 483% respectivamente.


 Baseados na produção média dos municípios nos últimos dez anos e na intenção de plantio, o Rio Grande do Sul deverá colher 26.349.526 toneladas de grãos. O resultado é 12,96% maior que as safras dos últimos cinco anos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.