CI

Representantes de projetos que atuarão na África se reuniram em Brasília

Os projetos trazem ações e tecnologias a serem adaptadas voltadas para o desenvolvimento da agricultura tropical de oito países africanos


Seis projetos de cooperação técnica foram selecionados pela plataforma M-BoSs: building on the successes of Marketplace: com o intuito de potencializar e expandir bons resultados alcançados em projetos finalizados com sucesso na primeira etapa do programa, o Agricultural Innovation Marketplace (MKTPlace). 

Os projetos trazem ações e tecnologias a serem adaptadas voltadas para o desenvolvimento da agricultura tropical de oito países africanos: Benin, Camarões, Etiópia, Gana, Nigéria, Quênia, Tanzânia e Uganda, além do Brasil, que também é um beneficiário destacado dessa cooperação.

Para discutir os primeiros passos dos projetos, de 13 a 17 de fevereiro, as instituições parceiras que atuam no M-BoSs, os colíderes africanos e brasileiros de cada projeto e os principais pesquisadores de cada equipe, participam do Fórum Anual do M-BoSs 2017, em Brasília (DF).

A pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Ana Paula Turetta é colíder de um dos projetos aprovados “Ligando o conhecimento à ação: Codesenvolvimento de melhores opções para gestão integrada da fertilidade de solo, aumento dos ganhos e redução da pobreza em paisagens agrícolas da África”, que terá a parceria do Centro Mundial de Agrofloresta (Icraf, Quênia), com duração de três anos e início no primeiro semestre de 2017.

“Pretendemos ampliar a escala do trabalho anterior, que atuou em Moçambique. Nesta nova fase trabalharemos em Gana, Uganda e Tanzânia”, revela Ana.

O evento em Brasília foi aprovado pela pesquisadora. “Foi ótimo reunir as equipes dos seis projetos aprovados, existem pontos em comum nos trabalhos nos quais poderemos unir forças. Os temas das apresentações foram muito úteis, assuntos como gestão, governança, monitoramento e comunicação dos projetos foram abordados em alto nível”.

O Projeto

“Ligando o conhecimento à ação: Codesenvolvimento de melhores opções para gestão integrada da fertilidade de solo, aumento dos ganhos e redução da pobreza em paisagens agrícolas da África” é um projeto de transferência de tecnologia, baseado na construção de conhecimento junto ao agricultor.

O principal objetivo é a expansão e validação do uso da ferramenta participativa InPaC-S para a capacitação de profissionais de instituições importantes em Gana, Tanzânia e Uganda. A ideia é integrar os conhecimentos local e técnico referentes aos indicadores de qualidade do solo para um manejo eficiente da sua fertilidade.

Durante a execução do trabalho, acontecerão missões para a realização das oficinas de treinamento na metodologia. Serão quatro workshops realizados em Gana, Tanzânia e Uganda (um workshop nacional e outros três liderados pelos formandos), construindo assim uma rede de pelo menos 225 profissionais agrícolas para usar e ensinar a abordagem metodológica InPaC-S. Os agricultores estarão aptos a tomarem decisões mais embasadas nas diretrizes relacionadas ao uso sustentável dos recursos naturais e uso eficiente dos nutrientes no solo.

O colíder do projeto pelo Icraf é o pesquisador Edmundo Barrios.

Foto: Embrapa

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.