CI

PB: Vice-prefeito discute Agricultura Familiar e cobra mais investimentos

Garantir o desenvolvimento dos agricultores e a geração de renda


O vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior, recebeu o secretário especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Governo Federal, José Ricardo Roseno, na Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), na manhã desta sexta-feira (20) e apresentou demandas da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Segundo ele, a Prefeitura já realiza diversas ações voltadas para o fomento da atividade na Capital e quer aprimorar as políticas para garantir o desenvolvimento dos agricultores e a geração de renda.

Na Cecaf, Manoel Júnior apresentou a José Ricardo Roseno as instalações da central que comercializa frutas, verduras e produtos regionais cultivados ou produzidos por agricultores de cooperativas e associações de municípios da Zona da Mata Norte e Sul. A Feira da Agricultura Familiar no Cecaf  é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) e a UFPB.

“É uma grande satisfação chegar aqui e encontrar uma estrutura tão boa em um local que tem o objetivo de viabilizar a agricultura familiar. Nós estamos priorizando cinco políticas com este foco e vimos elas já sendo desenvolvidas aqui. São elas, a política da assistência técnica, a política fundiária, a política de comercialização, a política para mulheres  e a política da agricultura familiar do Semiárido, que iremos lançar em breve”, afirmou José Ricardo Roseno.

Ele ainda destacou o trabalho realizado com as mulheres, possibilitando a independência financeira e empreendedorismo. “Encontramos aqui um trabalho organizado com elas no sentido de processar os alimentos para sua comercialização e vamos oferecer uma política também com incentivo ao empreendedorismo para elas. Minha visita tem o objetivo de trazer este planejamento e discutir com as prefeituras para refinar essas políticas em todo o país”, declarou.

Após a visita, Manoel Júnior e o secretário foram para a Estação das Artes, para uma solenidade da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), onde foram discutidas as políticas para a Agricultura Familiar com prefeitos de diversos municípios paraibanos. Além deles, também estiveram presentes os deputados federais Rômulo Gouveia, Benjamim Maranhão e André Amaral e o deputado estadual Jutay Meneses.

Na ocasião, Manoel Júnior entregou o documento com as reivindicações da PMJP para a Secretaria da Agricultura Familiar. “João Pessoa tem um cinturão verde importantíssimo, temos uma zona rural considerável e sem dúvida uma estrutura já pronta. Precisamos incentivar mais a agricultura familiar, gerar crédito para que eles possam produzir e dar o apoio para a agricultura familiar em João Pessoa e entorno, com uma estrutura mais adequada e atendimento de qualidade à população”, disse.

Dentre as reivindicações do documento, estão os investimentos no banco de alimentos, de estrutura, como a perfuração de poços, a ampliação da Cecaf para melhor atender aos agricultores e população e a recuperação dos recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA).

A secretária de Produção, Trabalho e Renda, Olenka Maranhão, destacou a importância de se investir na agricultura familiar em João Pessoa e afirmou que a PMJP busca estas alternativas para beneficiar a população. “Esta visita, com articulação de várias secretarias no sentido de desenvolver de forma integrada agricultura familiar, é um passo importante para o desenvolvimento e geração de emprego e renda. Temos buscado fazer um diagnóstico de toda a área agricultável de João Pessoa, com a preocupação primeiro de constatar a vocação para fazer os encaminhamentos de alguns projetos para captar recursos para o desenvolvimento da atividade em João Pessoa”, afirmou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.