CI

País vai exportar embriões bovinos para Moçambique

Lote será composto por 300 embriões, frutos de cruzamentos de animais de alto padrão genético


Material genético vai ajudar a melhorar a qualidade do rebanho do país africano. Negócio foi viabilizado por assinatura de acordo de cooperação técnica.

O Brasil vai exportar 300 embriões de bovinos in vitro para Moçambique. O material genético vai ajudar a melhorar a qualidade do rebanho do país africano. A exportação foi possível graças à assinatura de acordo entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo moçambiquenho.

O documento garante o cumprimento dos requisitos sanitários determinados para o trânsito internacional até o país importador.

Na avaliação da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, trata-se de importante reconhecimento dos controles sanitários efetuados pelo serviço veterinário brasileiro no rebanho nacional. O aumento da exportação de material genético, produto de alto valor agregado e com importante componente tecnológico, é um dos objetivos do Mapa.

Em 2014, Moçambique importou US$ 17 mil em sêmen bovino. Já o Brasil exportou, no mesmo período, US$ 1,37 milhão do produto.


Mercado
De acordo com a coordenadora de Trânsito e Quarentena Animal do Mapa, Valéria Martins, há um mercado potencial para a genética bovina brasileira nos países da faixa tropical do mundo, como grande parte da América Latina, África e sudoeste da Ásia, por serem regiões para as quais as raças brasileiras já estariam adaptadas.

Em setembro de 2015, o Brasil assinou acordo para a exportação de material genético com a Costa Rica. Atualmente, o país está em negociação com os Estados Unidos e com a República Dominicana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.