CI

Novo Tiradentes realiza Seminário Agropecuário durante comemorações de aniversário

Evento que reuniu cerca de 100 produtores do município e destacou as duas das principais atividades agropecuárias de Novo TiradenteS


O fim de semana marcou as comemorações dos 25 anos do município de Novo Tiradentes. Dentro da programação de aniversário, foi realizado na sexta-feira (17/03) o 1º Seminário Agropecuário, evento que reuniu cerca de 100 produtores do município e destacou as duas das principais atividades agropecuárias de Novo Tiradentes, a suinocultura e a bovinocultura de leite. A Emater/RS-Ascar foi uma das apoiadoras do evento, organizado pela Prefeitura e Câmara de Vereadores.

Três palestras fizeram parte da programação do Seminário. O médico veterinário Paulo Domingos Costacurta falou sobre o desenvolvimento, mercado e a evolução da atividade da suinocultura e sua importância como fonte de renda. A atividade leiteira foi tema abordado pelo gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Francisco Frizzo, que falou sobre a atual situação e sobre as perspectivas da cadeia produtiva do leite. Outra palestra que os participantes puderam acompanhar tratou sobre crédito rural. O assunto foi apresentado pela gerente da Sicredi, Gislaine Cavazin, que explicou sobre a finalidade, o uso dos recursos e a fiscalização.

No município de Novo Tiradentes, 72 produtores trabalham com a atividade leiteira. Na suinocultura, são 11 produtores, produzindo e abatendo em torno de 18 mil cabeças. Em mais de 180 hectares são cultivados feijão safrinha, além de milho silagem em 400 hectares e soja em mil hectares. A equipe da Emater/RS-Ascar, formada pelo técnico em agropecuária, Renato Kreitmaier, e pelo engenheiro agrônomo, Luciano Schievenin, acompanha os produtores no desenvolvimento de todas as atividades, durante todas as etapas e processos, prestando Assistência Técnica, visando o desenvolvimento rural das famílias do campo. A atividade da piscicultura também vem sendo fomentada no município. No dia 09 de abril será realizada a segunda edição da Feira Municipal do Peixe.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.