CI

Já estão abertas as inscrições para o X Curso de Cultura de Tecidos de Plantas da Embrapa

As aulas práticas vão capacitar os participantes no preparo de solução estoque e meio de cultura e preparo, desinfestação e inoculação de gemas de abacaxi.


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) localizada em Brasília, DF, promove no período de 25 a 29 de julho de 2016, o "X Curso de Cultura de Tecidos de Plantas". O objetivo é capacitar profissionais de agronomia e silvicultura e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de ciências biológicas, agronomia e botânica em técnicas e metodologias relacionadas à cultura de tecidos vegetais, incluindo conceitos básicos, desenvolvimento histórico e aplicações práticas em diversos segmentos, como: fisiologia do desenvolvimento, transformação genética, conservação de germoplasma, limpeza clonal e clonagem visando à produção de mudas em larga escala. Estão sendo oferecidas 20 vagas e as inscrições estão abertas até o dia 15/07/2016.

Cultura de tecidos é o nome genérico que se dá aos vários procedimentos de cultivo de plantas a partir de células, tecidos e órgãos vegetais em meio nutritivo e condições assépticas. Também é considerada uma excelente ferramenta para clonar plantas em escala comercial, além de colaborar na realização de estudos de transformação genética e conservação de espécies vegetais. Permite ainda aperfeiçoar a interação entre fatores abióticos (nutricionais, luminosos, temperatura etc.) e bióticos (hormonais e genéticos), resultando em plantas sadias, vigorosas e geneticamente superiores, que podem ser multiplicadas massivamente.

Biorreatores serão tema de aula teórica

O curso será coordenado pelo pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia João Batista Teixeira e vai contar com aulas teóricas e práticas. A parte teórica abrangerá conceitos introdutórios do cultivo in vitro; cultura de gemas para limpeza clonal e micropropagação; conservação de germoplasma in vitro; embriogênese somática e organogênese; cultura de células em suspensão; planejamento de um laboratório de cultura de tecidos; aplicações da cultura de tecidos na transformação genética de plantas; contaminação microbiana na cultura de tecidos; uso de biorreatores na micropropagação e produção de mudas em biofábrica.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia é pioneira no desenvolvimento de sistema de biorreatores para clonagem de mudas de plantas, tendo recebido a concessão de patente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) no dia 1º de dezembro de 2015 (PI 0004185-8).

Segundo João Batista, o uso de biorreatores contribui para a redução dos custos de produção, já que aumenta o volume de mudas produzidas em laboratório, sem que haja necessidade de ampliação do espaço ou contratação de pessoal adicional. Além disso, as mudas são mais uniformes e vigorosas, o que facilita o processo de aclimatização em casas de vegetação ou telado, antes de serem levadas ao campo.

As aulas práticas vão capacitar os participantes no preparo de solução estoque e meio de cultura e preparo, desinfestação e inoculação de gemas de abacaxi.

Quem participar do curso, vai conhecer os laboratórios de conservação in vitro e transformação genética vegetal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
        
Mais informações podem ser obtidas no endereço:
Ou pelo e-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.