CI

Interação entre produção e pesquisa marca II Repronutri

O II Simpósio "Repronutri a pesquisa aplicada ao campo" aliou a divulgação de dados produzidos pela pesquisa à experiência de quem trabalha no campo.


Com mais de 250 participantes, o II Simpósio "Repronutri - Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos: a pesquisa aplicada ao campo" aliou a divulgação de dados produzidos pela pesquisa à experiência de quem trabalha no campo. "Muitos dos participantes são pessoas que vivem a aplicação das tecnologias na pecuária, produtores ou técnicos rurais", diz Eriklis Nogueira – pesquisador da Embrapa Pantanal que coordena o evento. "A grande conquista que a gente pode alcançar em eventos como esse é justamente isso: inserir cada vez mais tecnologias, aliando menos gastos de recursos a uma maior produção", completa a chefe-geral da Embrapa Pantanal, Emiko Resende.

As palestras abordaram temas como a produção de embriões in vitro (PIVE), manejo sanitário, técnicas de reprodução assistida, relações entre nutrição e reprodução bovina, melhoramento genético e cenários da pecuária em Mato Grosso do Sul. O médico veterinário Arthur Lemos Monteiro, representante da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), se interessou pela palestra que abordou a nutrição e a reprodução em bovinos de leite, por exemplo. "Nossas novilhas são recriadas sem muitos critérios. Nós precisamos ter genética e, ao mesmo tempo, melhorar as pastagens – já que um animal com melhor alimentação emprenha melhor, desmama melhor e dá mais lucratividade", afirma.

Informações como essas ajudam a viabilizar oportunidades de pesquisa para os estudantes, de acordo com Christopher Cardoso – doutorando do programa de pós-graduação em ciências veterinárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). "A possibilidade de fazer outros contatos, sabendo o que cada instituição está trabalhando, facilita muito a divulgação dos resultados e contribui para o estabelecimento de parcerias". Ao conversar com alguns dos palestrantes, Christopher diz que surgiram oportunidades de pesquisas em rede. "A realização de experimentos na mesma linha de pesquisa ajuda a interpretar melhor os mecanismos estudados, aumentando a confiabilidade dos dados".

Mauro Vilela, gerente de propriedades rurais em MS, assistiu a todas as palestras do evento. Ele conta que os conhecimentos adquiridos no II Repronutri irão servir para aprimorar os processos produtivos da fazenda. "Estamos trabalhando para fazer um bezerro próximo a dez arrobas, abatendo esse animal com sete meses de confinamento. Com o que foi falado nesse encontro, tivemos uma noção melhor sobre o que podemos fazer para atingir esse objetivo. Essa iniciativa se tornou uma fonte de informação: os especialistas conhecem com muita propriedade os assuntos das palestras, das mesas redondas. Temos que buscar conhecimento mesmo, correr atrás".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.