CI

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é atração na Safratec

Encontro de Soluções da Cocamar


O sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) sempre atrai um grande número de interessados durante as edições do Safratec, o Encontro de Soluções para o Agronegócio, promovido todos os anos, no mês de janeiro, pela Cocamar.
 
No Safratec de Verão 2017, que acontece nesta quinta e sexta-feira (dias 19 e 20), na Unidade de Difusão de Tecnologias (UDT) da cooperativa, em Floresta, região de Maringá, não será diferente.
 
No Espaço de Pecuária, que apresenta as mais recentes tecnologias para a atividade, a ILPF será um dos atrativos, a exemplo de orientações sobre cerca elétrica (custos e manejo), espécies forrageiras mais indicadas para a região, suplementos, genética de reprodução Brangus e reforma de pastagens.
 
ILPF - Tendo a Cocamar como uma de suas principais incentivadoras no Brasil, a ILPF é um sistema inovador e sustentável que se espalha pelo país. Consiste da integração entre as atividades agrícola e pecuária de maneira a promover a reforma das pastagens com a produção de grãos, trazendo equilíbrio financeiro para a propriedade. Pelos sistemas integrados, a agricultura se torna uma aliada para a exploração de uma pecuária mais produtiva.
 
Nos solos arenosos do noroeste paranaense, há pelo menos 2 milhões de hectares de pastagens, segundo números oficiais, sendo em sua maior parte degradados e com baixo retorno econômico. Mas, graças ao contínuo trabalho da Cocamar e de outras instituições, entre as quais o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Instituto Emater, a integração já avançou para 337 mil hectares, dos quais 187 mil, atualmente, cultivados com soja.
 
O Safratec tem contribuído como vitrine para a difusão da ILPF, sendo que o “F” desse sistema é a floresta, ou seja, o plantio intercalar de eucaliptos na propriedade onde se faz a integração. O objetivo é assegurar maior conforto térmico aos animais, com o sombreamento, e uma fonte adicional de renda, a partir da venda da madeira.  
 
ATRAÇÕES – O que não falta são atrações no Safratec, que estará aberta ao público das 8h30 às 17h. Competições de cultivares de soja e híbridos de milho, apresentação de novos produtos e tecnologias por dezenas de empresas parceiras, exposição e dinâmica de máquinas e implementos agrícolas, experimentos com manejo de solo, palestras técnicas, comercialização de produtos artesanais, cultura do café e outros, fazem parte da programação. Na quinta-feira, às 9h, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, participa do evento, ao lado de outras autoridades, onde presidirá a abertura oficial da Colheita de Soja na região de Maringá.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.