CI

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Agropecuária começam no próximo mês

Inscrições a partir do dia 6 de junho e vão até o dia 1º de julho


Com o tema "Inovação e Sustentabilidade", a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) terá início no segundo semestre de 2011. Será realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais em parceria com o setor de agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 6 de junho e vão até o dia 1º de julho. Poderão se inscrever alunos da rede pública e privada que cursam ensino técnico de nível médio nas modalidades integrado e concomitante e na modalidade subsequente. Os cursos são: agropecuária, agricultura, agroecologia, zootecnia, agronegócio, alimentos e agroindústria.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta ainda, com apoio dos ministérios da Educação e da Ciência. Tem por objetivo estimular a participação dos jovens em atividades de iniciação científica, para o desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas, retornando assim, para sociedade brasileira benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Como funciona

A competição terá quatro etapas, sendo as três primeiras virtuais com avaliação de múltipla escolha nas áreas de agricultura e zootecnia. A última será presencial e participarão 50 equipes do ensino médio e concomitante e 10 equipes do ensino subsequente. Os alunos deverão apresentar a resolução de um estudo de caso, proposto pela comissão avaliadora, referente ao tema da Olimpíada. Com as notas individuais será feita uma média e somada à nota final da equipe.

Aproximadamente 300 alunos participarão, 250 do ensino médio integrado e concomitante e 50 do ensino subsequente. As equipes serão compostas por quatro alunos e um orientador. As 15 melhores equipes na modalidade ensino médio integrado ou concomitante e subsequente receberão medalhas, as três melhores no geral, na modalidade ensino médio integrado ou concomitante receberão troféus. Já a equipe classificada em 1º lugar participará em 2012 da IESO (Internacional Earth Science Olympiad), competição anual de ciências da terra, que será realizada no Japão.

As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.