CI

Importância da água para a vida e a agricultura é tema da Agrotins 2017, no Tocantins

Feira de agronegócio será realizada de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas; 100 mil visitantes são esperados


Com o tema 'Água, Sustentabilidade da Vida' e o slogan 'Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas', foi lançada a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2017), nesta segunda-feira (27). Considerada a maior feira de tecnologia agropecuária da Região Amazônica e a 8ª do Brasil, o lançamento contou com mais de 400 pessoas e foi realizado no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas.

Para esta edição, a previsão é de que o evento movimente cerca de R$ 600 milhões em negócios e contará com a participação de 650 expositores. São esperados aproximadamente 100 mil visitantes. A feira acontecerá de 9 a 13 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Em seu discurso, na solenidade de lançamento da Feira, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Clemente Barros, falou sobre a importância do tema: “Nos parece o mais importante dos demais por se tratar de um insumo mais importante para a produção de alimentos, como também representa a sustentabilidade da vida no planeta. O desafio é de fazer a agricultura produzir alimentos frente às mudanças climáticas que vemos”. 

Agronegócio Tocantinense

Clemente Barros destacou os principais números do agronegócio no Tocantins, com safra estimada em mais 4 milhões e 400 mil toneladas de grãos, um aumento de 40% na capacidade armazenadora e bilhões de reais injetados na economia do Estado. “Com isso, o agronegócio no Tocantins volta com força contribuindo mais uma vez para o crescimento do Brasil”, afirmou.

O secretário falou ainda sobre os resultados da pecuária no Tocantins. “O rebanho bovino caminha para 9 milhões de cabeças. E, em 2016, foram mais de um milhão de animais abatidos o que rendeu na balança comercial cerca de 162 milhões de dólares’, destacou.  “Ainda nesse ano iniciaremos a construção de 10 matadouros municipais regionalizados, devidamente equipados e com Sistema de Inspeção Estadual (SIE), oferecendo melhores condições de consumo e saúde à população. O evento foi encerrado com a palestra da diretora da Agência Nacional de Águas (ANA), Gisela Forattini, que abordou o tema da Agrotins.
A Agrotins Brasil 2017 contará com exposição de máquinas, equipamentos, implementos, veículos, agentes financeiros, produtos e serviços agropecuários, vitrine geral de campo, animais, empresas de pesquisa, Organizações Não Governamentais (ONGs), órgãos públicos e outros.

Bom momento

O governador Marcelo Miranda, entusiasmado com o bom momento do setor do agronegócio tocantinense, principalmente com a expectativa de uma grande produção de grãos, em virtude da regularidade das chuvas, destacou a importância da cadeia produtiva do agronegócio e da Agrotins. “Estamos reunidos para testemunhar a consolidação de um dos eventos que mais retratam a nossa vocação para o agronegócio. A Agrotins vai dar a resposta de que temos condições de abastecer o Brasil e o mundo, e que o evento entrou no roteiro dos pequenos e grandes investidores nacionais e internacionais, pela credibilidade, valor econômico e alcance social”.

Na ocasião, o governador ressaltou a sanidade da carne tocantinense e a responsabilidade das empresas instaladas no Tocantins. “A nossa carne é a melhor do Brasil e o apoio que o Governo do Estado dá ao setor faz, dos nossos frigoríficos, importantes parceiros nesse processo”, pontuou, lembrando que as vendas da carne tocantinense não serão afetadas pelos últimos episódios que envolvem as exportações brasileiras.

Leilão solidário

Durante o evento, o representante do Hospital do Câncer de Barretos, Leonel Dias Sousa, lançou a 2ª edição do 'Leilão Solidário: Direito de Viver', que será realizado no dia 13 de maio, na Agrotins. A iniciativa visa arrecadar recursos para a unidade hospitalar, que anualmente atende mais de 130 mil pessoas de todo o Brasil. De acordo com Leonel Sousa, a entidade está recebendo doações, como bovinos, veículos e outros, que são imprescindíveis para arrecadar fundos para proporcionar um tratamento digno às pessoas acometidas com a doença.

Poços artesianos

Ainda durante o evento, o representante da Superintendência da Agricultura do Tocantins, do Ministério da Agricultura, Eustáquio Ferreira dos Santos, que representou o titular do órgão, Rodrigo Guerra, entregou ao governador Marcelo Miranda um conjunto de equipamentos para perfuração de poços artesianos, que será operacionalizado pela Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O governador disse que o equipamento será importante para atender pequenos produtores rurais em regiões afetadas pela estiagem.

Agrotins

A Agrotins tem como objetivo difundir conhecimentos tecnológicos gerados pela pesquisa agropecuária, visando a transferência de tecnologia aos produtores rurais e à sociedade. Até o momento, 80% dos estandes já foram reservados e a expectativa dos organizadores é que, este ano, o número de expositores chegue a 600.

O evento, considerado a maior feira do agronegócio da Região Norte, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e da Pecuária (Seagro) e suas vinculadas, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) e a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), e outras instituições públicas e privadas ligadas ao setor produtivo agropecuário.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.