CI

IMAmt conclui projeto Educação Executiva Gerencial para a Cotonicultura de MT

Gestão Estratégica do Agronegócio – curso realizado em nível de MBA


Com a conclusão da turma de Gestão Estratégica do Agronegócio – curso realizado em nível de MBA, com aulas em Lucas do Rio Verde e Sorriso - o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) concluiu o projeto Educação Executiva Gerencial para a Cotonicultura de Mato Grosso. Ao todo, 447 pessoas - provenientes de diferentes níveis de gerenciamento em fazenda e empresas ligadas à cotonicultura mato-grossense - receberam certificados por sua participação em algum dos quatro cursos realizados nas regiões produtoras de algodão: Alta Gerência, Média Gerência, Sucessores e Gestão Estratégica do Agronegócio.
 
“Hoje, devido à complexidade do agronegócio do algodão, o produtor - esteja ele à frente de uma empresa familiar ou de um grande grupo empresarial – precisa ter conhecimentos sobre as operações realizadas dentro e fora da porteira. Por isso, a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) e seu braço tecnológico, o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), estão empenhados em levar informações e qualificar seus associados, futuros sucessores e colaboradores”, afirma Milton Garbugio, presidente da Ampa e do IMAmt.
 
As aulas dos diversos cursos do projeto Educação Executiva Gerencial para a Cotonicultura de Mato Grosso começaram em março do ano passado, em todas as sedes dos Núcleos Regionais de produção de algodão: Campo Novo do Parecis, Sapezal, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis. Apenas o curso Sucessores, voltado para os filhos e outras pessoas escolhidas para suceder os associados da Ampa, teve suas aulas em Cuiabá e São Paulo, onde os participantes visitaram alguns lugares estratégicos para o agronegócio da fibra, como o Porto de Santos e a sede da BM&F.
 
Realizado em parceria com a Trevisan Escola de Negócios e a Stracta Consultoria, e apoio financeiro do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), o projeto teve módulos com os temas estratégia, gestão de pessoas, tecnologia da informação, finanças, operações, governança e sucessão.
 
MBA – O último curso encerrado foi o de Gestão Estratégica de Agronegócio que, por ser em nível de MBA, teve como exigência final a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Vinte e cinco alunos concluíram todos os módulos do curso e tiveram seus TCCs aprovados.

Alguns aproveitaram para abordar temas relacionados diretamente à empresa onde atuam, como Eder Brocaneli, Judson Vieira, Márcio José Ferreira, Marcos Luís Soares e Fernando de Oliveira Cirilo, da Vanguarda Agro, sediada em Nova Mutum. Três deles são administradores, dois são engenheiros agrônomos e os cinco somaram suas competências e os conhecimentos adquiridos ao longo do curso para realizar o projeto de estudo da viabilidade econômica de um projeto de expansão de área no estado do Pará.

“Fomos bem orientados por nossos professores sobre o que deveríamos fazer para atingir nossos objetivos no projeto apresentado em nosso TCC e tivemos todo o apoio da Vanguarda Agro durante o curso. Agradecemos ao IMAmt pela iniciativa de oferecer essa oportunidade de qualificação em nível de MBA e também ao IBA por seu apoio”, afirma o administrador Marcos Luís Soares, que atua como coordenador administrativo regional no grupo empresarial.

A solenidade de entrega dos certificados de conclusão do curso de Gestão Estratégica do Agronegócio contou com as presenças de Gustavo Viganó Piccoli, produtor em Sorriso e vice-presidente da Ampa; do diretor executivo do IMAmt, Alvaro Salles, e dos representantes da Trevisan e da Stracta, Fernando Trevisan e Thiago Fischer, respectivamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.