CI

Fepagro publica artigo sobre primeira análise de avipoxvirus em perus no Brasil

Análise filogenética é o estudo da evolução dos diferentes micro-organismos, como os vírus, feitos por técnicas modernas como o sequenciamento do DNA

Bolsistas e pesquisadores do Laboratório de Saúde das Aves e Inovação Tecnológica da Fepagro assinam artigo científico sobre a primeira análise filogenética de poxvírus aviário (APV) detectado em perus no Brasil. O trabalho, publicado pela revista Pesquisa Veterinária Brasileira, tem como coautores os bolsistas Hiran Kunert Filho, Samuel Cibulski, Fabrine Finkler, Tiela Grassotti e Daiane Carvalho, sob supervisão dos pesquisadores Kelly Cristina Tagliari de Brito e Benito Guimarães de Brito.

O poxvírus aviário, ou APV, pode ocorrer em aves como perus, frangos de abate e galinhas poedeiras, ocasionando muitos prejuízos. Por isso, de acordo com o estudo, a detecção desta enfermidade na produção nacional de perus pode ser perigoso para o cenário de produção avícola brasileira como um todo. "Os nossos resultados apontam para a necessidade de identificar a prevalência do APV em perus brasileiros, aves e galinhas poedeiras, para executar estudos de avaliação de risco e uma vigilância contínua das infecções por APV em ambas as espécies de aves comerciais", alerta o bolsista Hiran Kunert Filho.

Análise filogenética é o estudo da evolução dos diferentes micro-organismos, como os vírus, feitos por técnicas modernas como o sequenciamento do DNA. "Essa técnica me permite saber a história evolutiva dos micro-organismos e quão próximo um micro-organismo é do outro. É utilizada para identificar similaridade ou diferenças, e definir a relação histórica, evolutiva e até dizer se o micro-organismo estudado pode ser uma nova variante a partir de genes ou fragmentos do DNA. Por isso fazemos as árvores filogenéticas, para mostrar a evolução, bem como a proximidade e os agrupamentos que um micro-organismo tem em relação a outros", explica Hiran.

Com a análise filogenética conduzida pelo estudo, o Laboratório pode depositar as sequencias do vírus no GenBank, um banco de dados internacional de sequências genéticas e acessível a laboratórios de todo o mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.