CI

Feira da Agricultura Familiar acontece na Secretaria do Meio Ambiente

Produtos mais saudáveis, livres de agrotóxicos


Nesta sexta-feira, 20, mais uma Feira da Agricultura Familiar foi realizada no estacionamento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A feira é uma oportunidade dos consumidores adquirirem produtos mais saudáveis, livres de agrotóxicos, ajudando a impulsionar a produção de alimentos orgânicos.

As feiras eliminam os atravessadores e permitem que o lucro da venda dos produtos fique, integralmente, com o agricultor familiar. A assessora executiva da Superintendência de Qualidade Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental da Semarh, Claudiovânia dos Santos, reforça que o objetivo é sempre levar qualidade de vida às pessoas, por meio de uma alimentação saudável.

“E também fazer essa interlocução entre o agricultor familiar e o consumidor, com produtos de qualidade, sem agrotóxicos e com preço bom. Para esse ano, iremos realizar uma campanha publicitária maior para que as pessoas compareçam à feira e memorizem o dia em que acontece”, revela Claudiovânia.

Na feira da Semarh participam aproximadamente 10 agricultores familiares, oriundos de diversos municípios, a exemplo de Rosivalda dos Santos. Ela tem um sítio no assentamento 13 de Maio, em Japaratuba, onde planta hortaliças, macaxeira, banana, milho e feijão. Mas o que chama mais a atenção dos consumidores em sua barraca é o mel de abelha africana, produto certificado que faz o maior sucesso.

“Planto legumes e hortaliças, mas o carro chefe mesmo é o mel de abelha. Participo de uma cooperativa de apicultores e, por ano, produzimos mais de 115 quilos de mel, legítimo, com certificado de qualidade e garantia”, disse orgulhosa.

Vanesca Silva também é proveniente de Japaratuba. Ela vende alface, batata doce, coco, banana e melancia. Para ela, a Feira da Agricultura Familiar é uma maneira justa de ajudar os agricultores no escoamento da produção e impulsionar o conceito ‘orgânico’ na vida dos consumidores.

“Estou na feira desde a sua criação e não pretendo arredar o pé. Nós não vendemos apenas para a Feira da Agricultura Familiar, também há feiras livres em Japaratuba, onde escoamos nossa produção. Por ser produto orgânico, as pessoas estão começando a ter um olhar diferenciado”, explica Vanesca.

A Feira

Criada em 2010 pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seidh), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a feira comercializa produtos variados como frutas, verduras e legumes convencionais e sem agrotóxicos, derivados do leite, mel e mangaba, além de doces artesanais, dentre outros.

A feira é aberta ao público e acontece na Semarh sempre na terceira sexta-feira de cada mês. Há também feiras, em datas diferenciadas, no estacionamento da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e na Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão, Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.