CI

Ex-ministros da Agricultura discutem sobre sustentabilidade na agricultura

Ex-Ministros da Agricultura discutem sobre sustentabilidade e competitividade na agricultura


O GAF Talks traz discussões pertinentes para o momento atual do país com lideranças do setor do agronegócio. Nesta quarta-feira o evento iniciou em São Paulo para discutir o as tendências da agricultura, tanto no setor público e privado. O segundo painel abordou sustentabilidade e competitividade na agricultura, com mediado pelo Presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, com os ex-ministros da agricultura, Roberto Rodrigues, Francisco Turra e também Alysson Paulinelli.

Com a provocação do Presidente, sobre qual paradigma é preciso buscar que o ex-ministro e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, iniciou o debate de como o Brasil é o maior exportador de carne de frango, desde 2004. Turra ressalta que abrir um mercado é defender um país e um produto, a sanidade é um dos pontos que é preciso destacar para explicar a sustentabilidade e competitividade na agricultura.  “A sanidade é um patrimônio da proteína animal do Brasil. É o momento de agregar valor”, declara o Presidente da ABPA.

Turra ainda comentou sobre a investigação Operação Carne Fraca da Polícia Federal, que acarretou com o fechamento dos mercados de carne brasileira. “Voltamos com as exportações, para recomeçarmos, para termos boas práticas, análises e redobrarmos a inspeção. É com muito orgulho que tenho em dizer que nossa carne é forte”, ressaltou.

O ex-ministro Alysson Paulinelli fala sobre a transformação do setor agropecuário nos últimos 50 anos, o Brasil mostrou que um país tropical é capaz de produzir, hoje já é possível ver os avanços, com as exportações, safras recordes, crédito e financiamentos. O ex-ministro fez um trajetória e desafios ao longo anos na agricultura. “Solução na agricultura do mundo hoje está na agricultura tropical”, acrescentou Paulinelli. 

Para finalizar, Roberto Rodrigues mostrou dados sobre a produção brasileira de grãos da safra 1990/1991 a 2016/2017 para apresentar os sucessivos ganhos de produtividade que impulsionaram a economia. Sendo assim, Rodrigues garante que a tecnologia garante os bons resultados para garantir a competitividade na agricultura, assim como pessoas competentes envolvidas no agronegócio, que são os resultados das pesquisas eficientes para conquistar mercados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.