CI

Evolução deve ser a tônica da final do Freio do Proprietário

Evento, que este ano ocorre fora da Expointer, terá encerramento de ciclo em Camaquã (RS)


Evento, que este ano ocorre fora da Expointer, terá encerramento de ciclo em Camaquã (RS)

O município de Camaquã (RS) recebe no próximo final de semana a final do Freio do Proprietário. A competição, que segue os moldes do Freio de Ouro, mas é corrida pelos próprios proprietários dos animais, deve contar com a presença de cerca de 50 conjuntos, entre as categorias Amador e Master, que ocuparão a pista do Parque Dorval Ribeiro em mais um disputado encerramento de ciclo. Este ano a prova ganhou uma final única e também saiu da Expointer, como ocorria em períodos anteriores.

Para o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Marcelo Marty, este ano há uma grande expectativa para a final da modalidade pelo fato de não haver a semifinal e na busca da realização de um evento maior e mais competitivo do que a final na Expointer. "Esta final fora da Expointer foi uma solicitação feita por vários competidores junto à comissão de provas funcionais, desta forma, na busca de atender às solicitações dos usuários do cavalo, a ABCCC realiza este evento único. Sendo assim, há a possibilidade da realização de um evento de melhor qualidade para seus participantes e pessoas envolvidas", justifica.

Marty lembra que houve um significativo aumento nas credenciadoras da categoria Amador, de 26 em 2015, para 34 em 2016, enquanto a categoria Master manteve o mesmo número de 23 seletivas. Sobre o nível dos competidores, observa que há uma evolução constante no nível dos competidores, tanto na preparação dos animais, quanto no treinamento dos conjuntos. "Esta evolução deve-se, entre outras, ao fato de vários centros de treinamento estarem recebendo estes animais e possibilitando a elevação do nível técnico do cavalo e do ginete", salienta.

O evento contará com a supervisão técnica de Claudio Neto de Azevedo. Na categoria Amador, o trio responsável pelo júri será Frederico Vieira Araújo, Glauco Pinto Xavier e José Luis Gomes. Na Master, Carlos Marques Gonçalves Neto, Daniel Rossato Costa e Julio César Hax.
 
Confira a programação
 
1 de julho de 2016 (Sexta-feira)

12h30min - Revisão de animais
13h30min - And./Fig./VSP e Esb. - Categoria Amador
 
2 de julho de 2016 (Sábado)

8h - And./Fig./VSP e Esb. – Categoria Master
11h - Mangueira - Categoria Amador
13h30min - Mangueira - Categoria Master
15h30min - Campo - Categoria Amador e Master
 
3 de julho de 2016 (domingo)

8h - Fase Final Classificatória - Categoria Amador e Master

Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.