CI

Estados apresentam moção de apoio a Maggi por ações para superar restrições às carnes

Para secretários de Agricultura, atuação do ministro evitou situação ainda mais grave para o país


O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Agricultura (Conseagri) apresentou moção de apoio ao ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) pelas rápidas ações adotadas para reduzir o impacto das restrições do mercado global às carnes brasileiras, em razão da investigação da Polícia Federal em 21 agroindústrias – entre elas, 18 frigoríficos. “Poderíamos estar diante de uma catástrofe, não fosse a atuação ágil do ministério”, disse o presidente do Conseagri, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, durante reunião com Blairo Maggi, nesta quarta-feira (29), em Brasília.

No encontro com os secretários de Agricultura, Maggi pediu que os estados ajudem na fiscalização sanitária para que o país possa superar todos os problemas decorrentes da operação da PF. O presidente do Conseagri, por sua vez, acrescentou que os estados e municípios devem continuar aprimorando os sistemas de controle e fiscalização sanitária na produção de alimentos. 

O Conseagri reivindicou ao ministro o aumento dos recursos que serão destinados ao seguro rural e à armazenagem no Plano Agrícola e Pecuária 2017/2018. Os secretários também querem a desburocratização do acesso ao crédito de investimento.  O secretário de Política Agrícola do Mapa, Neri Geller, disse que o governo federal busca a ampliação dos recursos, especialmente para armazenagem, devido à estimativa de uma safra de grãos de 222 milhões de toneladas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.