CI

Encontro Regional de Agricultores de SP tem participação da Sead

Neste encontro os estantes foram planejados por temas, e não por instituições


Para que os agricultores familiares conheçam melhor os programas e políticas públicas destinados a eles, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp) – em parceria com a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-SP), com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) e outros órgãos da categoria – realiza hoje (30) o primeiro Encontro Regional de Agricultores. O evento acontece no Centro de Lazer e Esportes do SESI-CAT, do município de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, das 8h às 17h, e é gratuito.

Para a representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) no evento, a delegada federal de São Paulo, Sônia Nunes, esta é uma grande oportunidade de troca de conhecimentos e experiências. “O objetivo maior é divulgar e tirar dúvidas sobre as políticas que eles podem acessar, mas o contato direto com os agricultores é, para nós, uma ocasião importante de ouvi-los, saber o que eles demandam, o que eles esperam que seja prioridade”, comenta, animada. 

Diferentemente de outros eventos da área, neste encontro os estantes foram planejados por temas, e não por instituições. De acordo com Sônia, haverá, por exemplo, espaços para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); para o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e assim por diante. Também serão oferecidas informações sobre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), da secretaria estadual.

No site da Fetaesp, o presidente Isaac Leite ressaltou a importância da participação dos agricultores: “Reunimos todas as instituições ligadas às políticas públicas para facilitar o acesso às informações, inclusive com guichês de atendimento personalizado para um contato rápido e eficiente. Possibilitando assim que o agricultor saia do encontro direcionado para as medidas que deve tomar”.

Destinado a agricultores familiares, assentados, quilombolas, extensionistas, pescadores artesanais, estudantes, representantes de sindicatos, cooperativas e associações de agricultores do Vale do Paraíba, este é o primeiro de cinco encontros que estão previstos para acontecer o estado, nos mesmos moldes.  As datas e os locais dos próximos ainda serão definidas, mas a ideia, de acordo com os organizadores, é abranger diferentes regiões de São Paulo. 

Programação

8h: Inscrições
8h30: Café da manhã
9h: Abertura oficial
10h: Programa Nacional Habitação Rural (PNHR) – atualização
10h10: Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)
10h20: Linhas de crédito – Pronaf – Feap
10h30: Microbacias II
10h40: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – Conab
10h50: Programa Paulista de Interesse Social (Ppais)
11h: Programa Nacional de Alimentação escolar (Pnae)
12h: Almoço
13h: Retirada de dúvidas nos guichês de atendimento personalizado 
16h: Considerações finais e encerramento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.