CI

Embrapa lança cultivar de soja

Na terça-feira (21/03), a Embrapa lançou a cultivar de soja BRS 6203RR, indicada para as regiões frias do Sul do Brasil


Na terça-feira (21/03), a Embrapa lançou a cultivar de soja BRS 6203RR, indicada para as regiões frias do Sul do Brasil. A solenidade contou com a visita de produtores de sementes e lideranças na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. Desenvolvida através da parceria Embrapa Trigo, Embrapa Soja e Embrapa Produtos e Mercado, a cultivar BRS 6203RR tem o objetivo de aliar produtividade e amplitude na janela de semeadura. A época recomendada inicia em outubro e se estende até 30 de novembro, permitindo tranquilidade ao produtor no ajuste das operações de semeadura em função do tempo e da otimização do maquinário.

O ciclo 6.2 também garante melhor adaptação em diferentes locais, com indicação de cultivo para as regiões 101, 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1. De acordo com a Embrapa Trigo, o produtor precisa adequar a implantação da lavoura conforme as características de cada região: “Em regiões mais quentes, pode-se trabalhar com 10 plantas por linha, mas nas regiões mais frias é preciso aumentar a densidade para 15 plantas por metro linear”, orienta o pesquisador Mércio Strieder. Outro diferencial da BRS 6203RR é o bom desempenho em área úmidas, permitindo o cultivo de soja em rotação com o arroz irrigado na Metade Sul. Detalhes agronômicos da cultivar estão disponíveis no site da Embrapa.

Depoimentos

“A BRS 6203RR é uma opção bem interessante para o produtor. Não podemos depender apenas da soja Intacta, é preciso diversidade de tecnologias na lavoura para melhor segurança do produtor”, afirma o Presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo, Jair Dutra Rodrigues.

“A nossa preferência é por cultivares de ciclo precoce, mas vejo a nova cultivar como a melhor opção no mercado para cultivo em áreas úmidas” avalia o produtor de sementes Tarcísio Cereta, que espera colher mais de 70 sacos/ha nos 25 hectares que estão em multiplicação de sementes em Sobradinho, RS.

Em Lagoa Vermelha, RS, o produtor Paulo Vasconcellos implantou a lavoura de BRS 6203RR no final da época recomendada, após a saída do trigo. “Sem pressa para colher o trigo, pois sabemos que a cultivar pode esperar sem comprometer o rendimento final”.

Após visita às novas linhagens que estão em experimentação nos campos da Embrapa Trigo, o produtor Leandro Van Ass mostrou-se satisfeito com as promessas do melhoramento de soja: “Ficamos otimistas com um futuro promissor nas pesquisas com soja na Região Sul”.

Foto: Joseani Antunes

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.