CI

Dia mundial da água 2017

Dois terços da superfície da Terra são formados por água, mas menos de 0,01% desse volume é apropriado para consumo humano e de animais


A ONU escolheu 22 de março para ser o dia mundial da água, data destinada à discussão, reflexão, análise e busca de soluções para os problemas ligados a este importante bem natural. Neste mesmo dia, em 1992, a ONU publicou o importante documento Declaração Universal dos Direitos da Água, em que apresenta profunda compreensão sobre a água, medidas, sugestões e informações capazes de despertar a consciência das populações, governos e segmentos econômicos.

Dois terços da superfície da Terra são formados por água, mas menos de 0,01% desse volume é apropriado para consumo humano e de animais. Além disso, a distribuição é desigual no planeta, para uso da população e também no que se refere ao regime das chuvas e sua concentração. Apesar de a quantidade de água na Terra ser a mesma desde o princípio, a disponibilidade traz à tona conflitos por seu uso em todo o mundo. O acesso físico e financeiro à água própria para consumo também é fator crítico para parcela significativa da população mundial.

Além do mais, a população cresce, aumentando a demanda por alimentos, bens e serviços, pressionando os recursos naturais. É de suma importância que sejam ampliadas as boas práticas ambientais do setor produtivo, que precisa se adaptar às mudanças climáticas e aumentar sua resiliência para que perdure frente aos episódios de estiagens, ventos fortes e excessos de chuva, cada vez mais sentidos pela população em todo o mundo.

Desta forma, e por todas estas razões, o planejamento e a gestão das águas devem levar em conta a solidariedade e o consenso, já que é um bem de domínio público, essencial à vida e deve sempre proporcionar usos múltiplos. Assim, sua utilização implica no respeito à lei, o que exige o cumprimento de diversos critérios. Além disso, devem ser desenvolvidas ações que visem ao aumento da qualidade e conservação das águas.
 
Ações da FAEMG
 
O SISTEMA FAEMG, por meio do Programa Nosso Ambiente, e no âmbito de sua responsabilidade institucional, tem buscado atuar na linha das diretrizes macro internacionais, que dizem respeito ao grande projeto humano de sustentabilidade. Com este viés, a Federação realizou os seminários ambientais Solo e Água: manejo e conservação, em 2015 e Resíduos, Fertilização e Bioenergia: boas práticas no meio rural, em 2016, que geraram cadernos técnicos que se tornaram referência para discussões e deliberações sobre os temas. Em ambos os eventos foram ministradas palestras, com a realização de ricos debates sobre os temas, que guardam grande proximidade com as atividades agropecuárias.

O tema Águas Residuais, que abordamos em nosso seminário do ano passado, foi escolhido pela ONU para balizar os debates sobre recursos hídricos em 2017. As águas residuais são resultantes de processos produtivos e podem ser destinadas para resfriamento de equipamentos, fertirrigação.
 
Outra ação de destaque do SISTEMA FAEMG, ainda por meio do Programa Nosso Ambiente, é a realização de cursos com a temática ambiental, como o de Recuperação/Proteção de Nascentes e de Recuperação de Áreas Degradadas/Alteradas, ministrados pelo SENAR MINAS, em que também são repassadas informações sobre conservação de solo e água. Foram ministrados 792 cursos em 2015 e 2106, com a participação de 10.190 produtores rurais e interessados.

Há ainda que se destacar o papel da FAEMG junto aos comitês de bacias hidrográficas, braços importantes da política de gerenciamento de recursos hídricos, participando das reuniões plenárias e das câmaras técnicas. O Sistema FAEMG também é membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e suas Câmaras Técnicas, contribuindo para a elaboração de normas disciplinadoras da política estadual de recursos hídricos.
 
8º Fórum Mundial da Água – Brasília 2018
 
O Fórum Mundial da Água será realizado pela primeira vez no Brasil, de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília. O evento ocorre a cada três anos em país escolhido pelo Conselho Mundial da Água. O último foi em Seul, Coreia do Sul. O objetivo do evento é aumentar a importância das discussões sobre o tema na agenda política dos governos, para promover o diálogo e maior influência no processo decisório sobre a água em nível global, para que seja usada de forma racional e sustentável. O “Rumo a Brasília 2018” constitui em uma série de eventos, que antecedem o Fórum, e serão realizados em Belém, Salvador, Foz do Iguaçu, São Paulo, Tijuana (México) e Santiago (Chile). A FAEMG participará ativamente do 8º Fórum Mundial da Água.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.