CI

Congresso vai estimular discussões acadêmicas e troca de experiências entre produtores rurais

O objetivo é apresentar para os participantes do Congresso experiências de adoção do ILPF ressaltando aspectos sociais, econômicos, tecnológicos, entre outros do tema.


Mais do que um evento científico, o Congresso Mundial sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) será também um espaço para discussão e troca de experiências em duas frentes essenciais para o futuro dos sistemas integrados e sustentáveis: as universidades e os produtores rurais. O Congresso vai promover sessões voltadas especificamente para casos de sucesso de produtores na adoção do ILPF em suas propriedades. Em relação ao segmento acadêmico, a inclusão de estudos sobre ILPF nos cursos universitários será um dos aspectos tratado nas Sessões Especiais de Ensino.

Em todos os dias serão realizadas também as Sessões Especiais para técnicos e produtores. O objetivo é apresentar para os participantes do Congresso experiências de adoção do ILPF ressaltando aspectos sociais, econômicos, tecnológicos, entre outros do tema. Um estímulo à troca de experiências e até esclarecimentos de dúvidas quanto aos sistemas.

Para o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Ladislau Martin Neto, além da importância do evento em mostrar as iniciativas brasileiras para intensificação sustentável, é preciso, para auxiliar nesse desafio, levar esse conhecimento para o produtor rural da melhor forma possível. Além dos produtores, as sessões também buscam envolver técnicos agrícolas e assistentes da extensão rural.

Em relação à programação voltada para Academia, o público esperado nessas discussões é principalmente de estudantes e professores universitários. “Como a gente forma a nova geração de recursos humanos nessa nova base de sistemas integrados sustentáveis?”, é uma das discussões que o Congresso pretende provocar, explica Ladislau Neto. Segundo ele, o que será tratado nesses momentos pretende ir além da forma de ensino que acontece hoje. “Não se trata mais de estudar isoladamente uma determinada cultura, um determinado sistema de manejo animal ou vegetal. Hoje precisamos entender todas essas questões de forma integradas. E isso é um desafio formidável, do ponto de vista da pesquisa, mas também do ensino”, ressalta.

Sobre o Congresso
Esta é a primeira vez que acontece um Congresso Mundial voltado para o tema ILPF, atraindo cientistas e lideranças nacionais e internacionais na área. Considerada uma das novas fronteiras agrícolas, os chamados sistemas integrados de lavoura-pecuária-floresta permitem potencializar resultados da produção de modo sustentável e sem necessariamente demandar o aumento de áreas cultivadas. O Congresso tem também a importância estratégica de mostrar ao mundo o protagonismo do Brasil nessa área, com exemplos reais de propriedades capazes de produzir mais, na mesma área, com mais qualidade e de forma sustentável.

A programação completa do evento você pode acompanhar no site do Congresso.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.