CI

Com chuvas, Paraguai confirma potencial de 9,5 mi t para safra de soja no verão

Paraguai estima crescimento de 13% no volume a ser colhido daqui dois meses


Depois de três semanas de sol e calor, as lavouras do Paraguai voltaram a receber chuvas no último fim de semana e com isso sustentam a estimativa de produção de cerca de 1 milhão de toneladas de soja a mais do que no último verão, passando de 8,4 para 9,5 milhões de toneladas, aponta levantamento da Expedição Safra e da Agrotec. Na última semana, técnicos e jornalistas estiveram no país vizinho para conferir em campo, junto a produtores, cooperativas e empresas de serviços, as condições de produção da safra 14/15. Com plantio na reta final, o Paraguai estima crescimento de 13% no volume a ser colhido daqui dois meses.

O país é o quarto maior exportador da oleaginosa, atrás de Brasil, Estados Unidos e Argentina. Neste momento, mais de 80% da safra já foi plantada. Técnicos da Agrotec, empresa  integradora de soluções para o agronegócio, avaliam que o potencial da safra não foi afetado pelo clima ensolarado dos últimos 15 dias. Com poucas exceções, as lavouras de verão podem superar as marcas de um ano atrás, quando houve estiagem mais prolongada.

A estimativa da Expedição Safra é que a primeira safra de soja ocupa 3,2 milhões de hectares soja, área 6,7% maior que a do verão de 2013/14. A segunda safra de soja desta temporada, a ser plantada em janeiro, está sendo revista pelos produtores.

“As lavouras paraguaias são as primeiras da América do Sul a chegar à fase de florescimento e estão em boas condições apesar de o clima ter sido uma preocupação nos últimos 15 dias. Com volumes que variam de 3 a 5 milímetros por dia, as chuvas desse fim de mês devem garantir a produção de 9,5 milhões de toneladas na safra de verão, 13% a mais que na anterior”, destaca Giovani Ferreira, coordenador da Expedição Safra.

Apoio

Apoiam esta edição o Governo do Paraná, New Holland, Caixa Econômica Federal, Seara (com sede em Sertanópolis, PR), Agrotec (com sede em Ciudad del Este, Paraguai), consultoria FCStone, além da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), da Toyota do Brasil e do Crea-PR.

Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra é um projeto do Agronegócio Gazeta do Povo desenvolvido desde o ciclo 2006/07. O projeto consiste em um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos. Da América do Sul à América do Norte, a sondagem periódica percorre em 15 estados brasileiros, mais as regiões produtoras dos Estados Unidos, Paraguai, Argentina e Uruguai. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a Expedição estabeleceu os chamados roteiros extraordinários, com incursões à Europa (Alemanha, Holanda, Bélgica e França), China e Índia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.