CI

Cientistas argentinos criam ferramenta para identificar Helicoverpa armigera

Método consiste em extrair DNA do inseto ainda larva


Pesquisadores do Instituto de Microbiologia e Zoologia Agrícola (ImyZA) desenvolveram uma ferramenta que identifica a Helicoverpa armigera em qualquer fase. “A detecção de H. armigera é complicada porque é muito similar a outras lagartas, como Helicoverpa zea e a spp. E estado larval, as três são praticamente iguais”, explicou o responsável pela investigação, Joel Arneodo, ao Portal Chacra

Segundo ele, o método consiste em “extrair o DNA do inseto, para logo amplificar uma pequena porção do genoma mediante a técnica de exame de PCR (reação em cadeia da polimerase). Deste processo se obtém um padrão de bandas que permite diferenciar a Helicoverpa armigera das outras espécies”. 

De acordo com Arneodo, “um diagnóstico certeiro e rápido é o primeiro passo indispensável para a adoção de medidas de controle. Esta ferramenta pode ser aplicada no momento da constatação de larvas no cultivo, já que não é necessário capturar machos adultos ou esperar que as lagartas completem seu desenvolvimento”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.