CI

CAFÉ/CEPEA: Baixa oferta de qualidade pode limitar exportação desta safra

Com a menor produção de café na temporada 2015/16, a exportação de grãos verdes deve ser menor que a da safra passada


Com a menor produção de café na temporada 2015/16, a exportação de grãos verdes deve ser menor que a da safra passada, quando o Brasil atingiu seu recorde de 33,05 milhões de sacas embarcadas. De julho/15 a janeiro/16, o volume foi semelhante, mas, nos próximos meses, a dificuldade na formação de lotes de grãos mais finos pode reduzir os embarques até junho.

Em janeiro, a queda já foi significativa. Além da menor produção nacional, o retorno do Vietnã ao mercado exportador de robusta também tem influenciado na diminuição dos embarques brasileiros desta variedade. Segundo dados do Cecafé (Conselho de Exportadores de Café do Brasil), na parcial da safra, foram 19,84 milhões de sacas de 60 kg de grãos verdes (arábica e robusta), apenas 0,34% a menos que em igual período da temporada anterior. Na análise por variedade, observa-se que o volume de arábica aumenta 3,3%, mas o de robusta está 24,6% menor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.