CI

Bocal de Ouro inaugura novo sistema de admissão dos animais

Com foco também no bem-estar animal, evento classifica cavalos Crioulos inéditos para a Final do Freio de Ouro


Com foco também no bem-estar animal, evento classifica cavalos Crioulos inéditos para a Final do Freio de Ouro 
  
Novidades vão marcar o Bocal de Ouro 2017, que ocorre entre os dias 6 e 9 de abril, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O título será disputado entre 96, inéditos, cavalos Crioulos, sendo 48 machos e 48 fêmeas. Desses, 16 conjuntos podem garantir a classificação para a Final do Freio de Ouro durante a Expointer, em agosto.
 
O novo sistema de admissão dos animais está entre as novidades do evento deste ano. O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Suñe, afirma que com foco no bem-estar animal, todos os exemplares da raça passarão por uma equipe de veterinários credenciada pela Federação Equestre Internacional (FEI). “Será realizado um exame mais detalhado dos animais para que tudo esteja de acordo com as normas de bem-estar animal”, explica.
 
Durante o evento também serão inauguradas melhorias na área de convivência da ABCCC dentro do Parque de Esteio para associados, criadores e usuários da raça. Segundo Suñe, atendendo a uma demanda dos associados, foram construídos novos banheiros, uma chapelaria e a cozinha foi reformada. 
 
Entre as novidades, ainda tem o acréscimo de uma nova nomenclatura para o 4º lugar da prova, denominada Bocal de Alpaca. O mesmo valerá para o Freio de Ouro, ao lado dos três primeiros lugares, Bocal de Ouro, Bocal de Prata e Bocal de Bronze.
 
Suñe acredita em um Bocal de Ouro de sucesso, com animais muito competitivos e ressalta também como positivo o trabalho realizado pelo Conselho Deliberativo Técnico e diretoria da ABCCC na escolha dos trios de jurados. “Foram muito felizes ao mesclar jurados experientes com jurados novos que vêm atuando muito, a pedido dos Núcleos. Isso nos dá a certeza de um julgamento muito equilibrado e de um Bocal que novamente ficará na história da raça”, garante.
 
Os jurados das fêmeas serão João Luís Arísio, Vinícius Guedes Freitas e Guilherme Kempa Abascal. Segundo Arísio, a maioria dos animais que se destacam nesta prova chegam forte à Final do Freio de Ouro. O jurado diz que todos os anos a expectativa é sempre muito grande em cima desses animais e agora não será diferente. “A pontuação das fêmeas credenciadas para o Bocal é sempre elevada, com boas médias”, afirma.
 
Arísio também destaca o critério utilizado na escolha dos jurados, todos com bastante afinidade e o mesmo objetivo para o julgamento. “Isso faz com que se transforme numa expectativa de julgamento mais parelho, com boas notas e objetividade no que se espera de resultado nas pistas”, acrescenta.
 
Na categoria machos, serão jurados Luiz Alberto Martins Bastos, André Luiz Narciso Rosa e João Francisco Silveira. Para Bastos, a expectativa é sempre de que um Bocal de Ouro supere o outro. “A cada ano os animais devem estar melhores. A qualidade deles e do treinamento se refletem durante a apresentação nas provas”, salienta.
 
A programação do Bocal de Ouro 2017 inicia na terça-feira, dia 4, às 16h, com o Exame de Admissão dos animais, e a partir da quinta-feira, dia 6, começam os julgamentos. A entrada no Parque de Esteio para o evento até o domingo, dia 9, quando ocorre a fase final da prova e entrega de prêmios, é gratuita.

Confira a programação
 
4/4/2016 (terça-feira)

 
16h - Início do Exame de Admissão Expo Outonal e Bocal de Ouro
 
5/4/2016 (quarta-feira) 
18h - Encerramento da entrada dos animais do Bocal de Ouro
20h - Encerramento do Exame de Admissão Bocal de Ouro
21h - Remate Carpe Diem e Mapocho
 
6/4/2016 (quinta-feira) 
9h - Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro (Fêmeas)
14h - Julgamento Morfológico do Bocal de Ouro (Machos)
21h - Remate Macanudo e Liberdade
 
7/4/2016 (sexta-feira) 
8h - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas (Fêmeas)
13h - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas (Machos)
21h - Remate Don Marcelino e La Castellana
 
8/4/2016 (sábado) 
8h - Julgamento Prova de Mangueira I (Fêmeas e Machos)
14h - Julgamento Prova de Campo I (Fêmeas e Machos)
21h - Remate Cabanha Malke
 
9/4/2016 (domingo) 
9h - Fase Final Bocal de Ouro (Mangueira II/Bayard-Sarmento/Campo II)
12h - Encerramento e entrega de prêmios do Bocal de Ouro
21h - Remate Las Missiones

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.