CI

Arnaldo Jardim entrega a frigorífico de Bariri registro no Sisp que autoriza produção de carne de ovinos

Frigorífico ampliará suas atividades na produção de carne suína e bovina e passará a atender produtores de ovinos e caprinos


O frigorífico Fribordogue, no município paulista de Bariri, ampliará suas atividades na produção de carne suína e bovina e passará a atender produtores de ovinos e caprinos, com a obtenção de um certificado de registro no Sistema de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisp) que autoriza a ampliação de sua planta. O documento emitido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), foi entregue nesta quinta-feira, 2 de março de 2017, pelo titular da Pasta, Arnaldo Jardim, ao proprietário do estabelecimento, Carlos Rodrigues.

Para Arnaldo Jardim, a ampliação significa novas oportunidades para o setor produtivo e os consumidores. "A criação de um local adequado para o abate estimula os produtores a investirem na criação e aumenta o consumo da proteína animal. O brasileiro consome carne de carneiro, mas o País atualmente importa cerca de 75% dessa carne do Uruguai, Chile e Nova Zelândia. Por isso, é papel da Secretaria fiscalizar estabelecimentos como este, para que daqui saia um produto pronto para o consumo, saudável à população. Zelar pela saudabilidade dos alimentos e apoiar o produtor são orientações do governador Geraldo Alckmin para a Pasta", afirmou.

Para o secretário, a intensificação das atividades do estabelecimento representa ainda um importante incremento à economia local. "Ganha também a cidade de Bariri, com maior geração de emprego e renda", finalizou.

Com a autorização, o frigorífico poderá abater 143 ovinos por dia, além de ampliar o abate diário de 75 para 255 bovinos e de 150 para 390 suínos. De acordo com o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Jaú, Márcio Luiz Felix, "trata-se de uma importante ampliação ao estabelecimento, que sempre tem feito a aquisição de equipamentos e tem uma atuação muito significativa para a região".

A gerente administrativa do frigorífico, a médica veterinária Ana Beatriz Bertoncello Rodrigues Urbano, afirmou que a autorização emitida pela Secretaria propiciará um salto de qualidade na criação de ovinos da região. "Há uma demanda crescente de produtores de ovinos na região e o frigorífico mais próximo para abate fica a 100 quilômetros de Bariri. Será mais uma vertente da nossa atuação e poderemos auxiliar os produtores a realizar o abate correto, dentro das normas e legislações", explicou Ana Beatriz.

A expectativa do proprietário do Fribordogue, Carlos Rodrigues, é que o atendimento aos produtores de ovinos seja iniciado em cerca de 120 dias e que, em dois anos, sejam ampliadas as instalações para preencher toda a capacidade autorizada pelo órgão estadual de defesa agropecuária.

Também participaram da entrega do documento o prefeito interino de Bariri, Paulo Henrique Araujo; o prefeito de Itaju, José Luiz Furcin; o vereador de Bariri, Leandro Gonzalez; o presidente e o diretor da Associação dos Produtores de Bariri (Assobari), Acácio Masson e Ulisses Fanton, respectivamente; o gerente geral do frigorifico, José Antonio Veronesi; o engenheiro Anselmo de Matos, responsável pelo projeto de ampliação; e o diretor do Grupo de Defesa Sanitária Animal (GDSA) da Secretaria, José Eduardo Alves de Lima. Também estiveram presentes os diretores da Santa Casa de Bariri, Juliano Botero e Beto Navarro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.