CI

A Vida no Butiazal faz parte do programa Virada Sustentável Porto Alegre

Embrapa foi convidada a participar da segunda edição da Virada Sustentável Porto Alegre


A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) foi convidada a participar  da segunda edição da Virada Sustentável Porto Alegre, um evento que busca difundir e ampliar a informação sobre sustentabilidade na sociedade, utilizando arte e atividades lúdicas como principais ferramentas, inspirando as pessoas a enxergarem na sustentabilidade um valor coletivo. As atividades ocorrem desta quinta-feira, dia 30, até domingo, dia 2 de abril, em locais simultâneos na capital gaúcha.  A Unidade de pesquisas estará contribuindo com a apresentação do livro  A Vida no Butiazal, de autoria da pesquisadora Rosa Lia Barbieri, que acontece neste dia 30, às 16 h, na Casa de Cultura Mário Quintana. 

O evento foi dividido em temas, entre eles, o da Ecogastronomia e Alimentação Saudável, onde vai ser preparada uma sessão de lançamentos e apresentação de livros, os quais fazem uma representação ao valor cultural contido nos alimentos, e onde os profissionais irão apresentar as formas de preservação e sustentabilidade ao trabalharem com esses recursos naturais, como é o caso, da chef Laura Rosano, do Uruguai, com as frutas nativas; do professores do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS, Alessandra Matte, Fabiana Thomé e Sergio Schneider com o consumo e abastecimento de alimentos; e a pesquisadora da Embrapa, Rosa Lia Barbieri, com os butiás.

Segundo a pesquisadora, o Movimento Slow Food, parceiro da Embrapa em mostras gastronômicas, define a  Ecogastronomia como a união  entre a ética e o prazer  da alimentação, restituindo ao alimento sua dignidade cultural, favorecendo a sensibilidade do gosto e lutando pela preservação e uso sustentável  da biodiversidade. 

O livro

A Vida no Butiazal é uma obra que se constitui num catálogo de fotografias produzidas no sul do Brasil e no sudeste do Uruguai, onde os butiazais estão concentrados. As imagens estão agrupadas por grupos que representam a fauna – especialmente as aves – a flora e os fungos e liquens no butiazal. “O butiá tem uma relação muito forte com a cultura das pessoas no Rio Grande do Sul, por conta disso começamos a desenvolver um trabalho de pesquisa em relação ao uso, conservação e qualidade nutricional do fruto”, destacou Rosa Lia. A organizadora do livro ainda comentou a relação afetiva que muitas pessoas têm com o fruto. Há também uma exposição fotográfica com denominação homônima, que  já girou em várias cidades do Estado e em outros estados do país, além do Uruguai.


A Virada

Este evento iniciou em 2016, tendo sido realizado em quatro capitais brasileiras: Manaus, Porto Alegre, Salvador e São Paulo. As principais temáticas abordadas no evento serão  Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para Sustentabilidade, e Ecogastronomia e Alimentação Saudável. Ações colaborativas de mobilização e educação ambiental, mostra de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais e feiras de inovação e gastronomia, estão entre as atividades que vão tratar de temas como qualidade de vida, biodiversidade, resíduos, água, cidadania, mobilidade urbana e mudanças climáticas, além de potencializar a discussão sobre a importância da economia em negócios sustentáveis. Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também estarão na programação.

A programação será realizada simultaneamente em Porto Alegre: na Casa de Cultura Mario Quintana, na Associação Cultural Vila Flores, no Parque da Redenção e no SESC Campestre. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação completa pode ser acessada em https://www.viradasustentavel.org.br/poa/virada-sustentavel-porto-alegre-2017/programacao.html

++ Lançamento de Livros
Frutos Nativos de Uruguay - Chef Laura Rosano, Uy
Produção, Consumo e Abastecimento de Alimentos - Professores PPGDR/UFRGS
A Vida no Butiazal - Rosa Lia Barbieri, Embrapa Clima Temperado
Hora: 16h
Local: Casa de Cultura Mário Quintana, POA

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.