CI

10º Grande Encontro sobre Variedades de Cana acontece nesta semana, em Ribeirão Preto

O Seminário sobre Variedades de Cana-de-açúcar vai abordará a importância do manejo varietal sobre o ganho de produtividade.


Uma das principais culturas agrícolas do país, a cana-de-açúcar se desenvolveu para várias regiões graças às pesquisas voltadas a variedades. Mas os novos materiais e conhecimentos obtidos nesta área não podem ficar apenas no campo da experiência ou dentro das instituições de pesquisa. Precisam chegar ao dia a dia da usina e do produtor canavieiro. É com este objetivo que, há dez anos, acontece em Ribeirão Preto o Grande Encontro sobre Variedades de Cana, promovido pelo Grupo IDEA.
 
Um evento que já se tornou referência nacional e internacional nesta área. “São dez anos trazendo conteúdo técnico, discutindo os assuntos mais atuais e difundindo tecnologias junto às usinas e fornecedores de cana”, sublinha o engenheiro agrônomo Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA.
 
Neste ano, o seminário ocorre nos dias 28 e 29 de setembro, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Na agenda, inúmeras palestras técnicas, que serão proferidas pelos principais especialistas em variedades de cana do país.
 
Ganhos com as novas variedades
O evento terá a presença de centenas de produtores, técnicos de associações e de usinas, consultores e especialistas do setor, que estarão em busca de se atualizarem sobre o tema, com acesso a novas pesquisas, tecnologias inovadoras e estudos de caso.
 
Na programação de palestras do seminário deste ano, destaque para a discussão sobre a interferência das variedades sobre o baixo índice de ATR que se tem registrado ao longo da safra. “Também teremos apresentação sobre a escolha de variedades para piores ambientes e a incidência de novas doenças em determinados materiais.”
 
Algumas palestrantes trarão informações sobre os principais fatores que influenciam nos resultados de produtividade das diferentes variedades. “Muito se atribui a elas, mas na verdade a produtividade sofre influência maior de outros fatores, como a própria mecanização da cultura”, dispara o engenheiro agrônomo.
 
O evento também trará dados positivos sobre os ganhos proporcionados pelo uso correto de maturadores na safra 2016/17 e informações de ensaios das instituições de melhoramento. “O IAC, o CTC e a RIDESA mostrarão os resultados surpreendentes obtidos com novas variedades, inclusive com ganhos superiores a 10% de produtividade. ”
Em sua palestra, Dib Nunes apresentará no seminário uma nova forma para avaliação correta do desempenho de materiais. “Também falaremos sobre estratégias para se extrair o máximo de um manejo varietal em diversos ambientes de produção”, afirma.
 
Serviço
Evento: 10º Grande Encontro sobre Variedades de Cana-De-Açúcar
Data: 28 e 29 de setembro
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto
Informações e inscrições: www.ideaonline.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.