CI

Importação de produtos químicos para agronegócio alavancam recorde

Destaque em intermediários para fertilizantes


As compras externas de produtos químicos para o agronegócio alavancaram as importações no primeiro mês de 2017, informa a Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química). O destaque ficou com os intermediários para fertilizantes, cujas compras externas de 2,5 milhões de toneladas (US$ 558 milhões) registraram forte aumento de 158,2% em relação a janeiro de 2016.

Com esse resultado, as importações brasileiras de produtos químicos totalizaram US$ 2,7 bilhões no último mês de janeiro de 2017. A cifra representa aumento de 11,4% na comparação com o mesmo mês no ano passado e leve redução de 2,2% sobre dezembro de 2016. As compras externas totalizaram volume de 3,8 milhões de toneladas – um recorde para o mês de janeiro em toda a série histórica observada na balança comercial de produtos químicos.

 “Os volumes de importações, sobretudo de produtos para o agronegócio, estão entre os patamares mais elevados de toda a série histórica. Ainda parece precoce, contudo, quantificar o déficit setorial em 2017, pois seu tamanho será muito influenciado pela velocidade da recuperação da atividade econômica, pelo comportamento dos preços internacionais e pelo câmbio, fatores estes que ainda estão se moldando para o transcurso do ano”, destaca a diretora de Assuntos de Comércio Exterior da Abiquim, Denise Naranjo.

O presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo, lamenta que o País perca esse momento favorável para atrair novos investimentos produtivos: “É lamentável que o Brasil esteja desperdiçando excelentes oportunidades de investimentos para passar a suprir com fabricação nacional a crescente demanda por produtos químicos, particularmente daqueles para o agronegócio. Isso só aumenta a dependência externa brasileira por insumos estratégicos para o campo, alavancando a geração de empregos de excelente qualidade e renda em países estrangeiros e comprometendo o desempenho futuro desse setor”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.