II Congresso de Zootecnia de Precisão

Informações Gerais

  • 25/04/2017 à 25/04/2017
  • SC - Florianópolis
    CentroSul - Centro de Conveções de Florianópolis
  • Website do Evento
  • Gratuíto

Localização do Evento

Com o intuito de difundir novos conhecimentos, pesquisas de ponta e debater avanços proporcionados pelo uso de tecnologias de zootecnia de precisão nos sistemas de produção animal, o Instituto Oswaldo Gessulli (IOG) irá realizar no dia 25 de abril de 2017, no CentroSul, em Florianópolis (SC), o II Congresso de Zootecnia de Precisão.
A zootecnia de precisão é uma área de conhecimento que tem crescido com grande intensidade nos últimos anos. É uma ferramenta chave na busca por uma produção eficiente via soluções de gestão com base em tecnologias da engenharia de processos, principalmente por meio do uso de sensores para monitoramento dos animais e das caracteristicas bioclimáticas do ambiente de criação.
O uso de tecnologia desenvolvidas dentro do conceito de zootecnia de precisão, conforme apontam diversos estudos científicos, tem gerado melhorias de produtividade, redução de custos e atendimento à demanda atuais, como é o caso do bem-estar animal, em sistemas produtivos de aves, suínos e bovinos.
O congresso terá a participação de renomados palestrantes nacionais e internacionais, gerando um grande interesse de empresas, entidades do setor e estudantes, não só do Brasil mas de todo o mundo.
A cidade de Florianópolis foi eleita para a realização do Congresso, pois possui uma posição central e estratégica na região Sul, que é a sede das principais cooperativas e agroindústrias do Brasil. Juntos, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul reúnem o maior plantel avícola e suínicola do país, ostentando o título de maior região produtora e exportadora de carne suína e de aves.
Mais amplo e com maior visibilidade, o evento reunirá temas importantes para zootecnistas e profissionais do setor de aves, suínos e leite  destacando o desenvolvimento das “fazendas inteligentes” como um investimento promissor para a produção.

CONCEITO
A Zootecnia de Precisão tem utilizado a tecnologia da Engenharia para tornar o sistema produtivo mais eficiente e competitivo.
Os animais são monitorados continuamente, assim como todos os processos envolvidos em sua criação, de forma em que a tomada de decisão e o controle sejam feitos 24h ao dia.
A fazenda inteligente já é uma realidade, agregando valor ao produto, auxiliando o manejo, a nutrição, a sanidade e garantindo o bem estar dos animais e consequentemente a qualidade do produto final.