CI

Irrigação

-



Antes de qualquer investimento em irrigação deve-se determinar a necessidade de irrigar. Muitos agricultores, motivados pelo modismo, ou impulsionados pela pressão comercial e facilidade de crédito, adquirem sistemas de irrigação, sem mesmo verificar se a cultura a ser irrigada necessita ou responde à irrigação, ou se a fonte de água de que dispõem é suficiente para atender à necessidade hídrica da cultura.

Não existe um sistema de irrigação ideal, capaz de atender satisfatoriamente todas essas condições e interesses envolvidos, o que determina a necessidade de selecionar o sistema de irrigação mais adequado para uma determinada condição e visando atingir os objetivos desejados. O manejo de irrigação das culturas do milho e do sorgo nada mais é do que estabelecer quando e quanto aplicar de lâmina de água.

A quantidade de água que as culturas do milho e do sorgo utilizam durante o ciclo é chamada demanda sazonal, podendo variar com as condições climáticas da região onde é cultivado. Em regiões semi-áridas, em geral, as plantas requerem uma maior quantidade de água por ciclo. Há um período durante o ciclo da cultura em que mais água é consumida diariamente. Esse período coincide com o florescimento e enchimento de grãos. A quantidade de água usada pela cultura, por unidade de tempo, nesse período, é chamada demanda de pico. O requerimento de água das culturas é majoritariamente, a quantidade que as plantas transpiram, sendo nestes casos a quantidade de água a ser irrigada.

 

José Luis da Silva Nunes

Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.